Brasil sedia a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa



O Brasil sediará a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), competição que acontecerá entre os dias 20 e 28 de julho, na cidade de Salvador (BA).

O evento envolve a participação de jovens estudantes de até 18 anos, que foram selecionados para representar, junto aos seus professores, os oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné–Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Brasil será representado pelos estudantes Daniel Santana Rocha do Rio de Janeiro (RJ), Daniel Lima Braga de Eusébio (CE), Murilo Corato Zanarella de Amparo (SP) e Victor Oliveira Reis de Recife (PE), todos premiados na 33ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A equipe brasileira será liderada pelos professores Marcelo Mendes de Oliveira de Fortaleza (CE) e Guilherme Philippe Figueiredo de São Paulo (SP).

A iniciativa, que faz parte de uma estratégia conjunta para a melhoria do ensino, tem como objetivos fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências entre os países participantes.

“A realização da olimpíada é um acontecimento importante, não só para a comunidade dos professores e matemáticos brasileiros, mas também para o nosso ensino de nível fundamental e médio”, afirmou a coordenadora do evento, Luzinalva Miranda de Amorim.

Jornada Além da olimpíada, será realizada a I Jornada do Ensino da Matemática. Durante o evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho, serão oferecidas palestras e sessões de trabalho sobre problemas de Matemática.

A jornada, cujas inscrições são gratuitas, é voltada para professores e alunos das redes federal, municipal e estadual da Bahia.

Histórico

A competição, que foi realizada pela primeira vez na cidade portuguesa de Coimbra em 2011, contou com a participação de 23 estudantes representantes de apenas seis países de língua oficial portuguesa. Na oportunidade, o Brasil conquistou um total de quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, ficando com a primeira colocação entre os países participantes.

O evento é uma organização conjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O apoio é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).  

 

Fonte:
Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação



16/05/2012 17:44


Artigos Relacionados


Brasil sedia I Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Brasil abre reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

José Roberto de Almeida representará o Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Comunidade de Países de Língua Portuguesa participam de encontro

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa comemora aniversário de fundação

Representação parlamentar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa passa na CRE