José Roberto de Almeida representará o Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou o nome de José Roberto de Almeida Pinto para o cargo de representante permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Para ser confirmada, a indicação ainda tem de passar por votação no Plenário do Senado.
Essa comunidade é formada por oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Conforme destaca o parecer do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), José Roberto nasceu em 1953 e iniciou sua carreira diplomática na década de 1970. Também é mestre em literatura pela Universidade de Brasília. Entre os cargos que já exerceu está o de embaixador na Guatemala e em Honduras, o de cônsul-geral em Roma e o de representante alterno junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Durante a sabatina que antecedeu sua aprovação na CRE, a senadora Ana Amélia (PP-RS) questionou José Roberto quanto às dificuldades de implementação do acordo ortográfico da língua portuguesa, devido às resistências que teriam origem, principalmente, em Portugal. Inicialmente, a previsão é que o acordo passasse a vigorar já em 2013, mas a data foi adiada para 2015. Além disso, a senadora observou que, para alguns especialistas brasileiros, o acordo seria ortofônico, e não ortográfico.
O diplomata respondeu que essas questões têm caráter técnico e cabem a especialistas. Por isso, ele não iria se "aventurar nessa seara". Mas José Roberto disse que, sob os prismas internacional e da política de implementação do acordo, que são a sua área de atuação, "qualquer reflexão sobre o tema deve tratar com muita cautela sugestões mais radicais em relação ao acordo que se baseiem em identificações de imperfeições".
– E isso porque já considero formidável que um acordo tenha sido assinado por oitos países de língua portuguesa, quando antigamente Brasil e Portugal não conseguiam fazer um acordo como esse – frisou, reiterando que "as eventuais imperfeições" do acordo não se referem à sua área de atuação.
12/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil abre reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Brasil sedia a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Brasil sedia I Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Comunidade de Países de Língua Portuguesa participam de encontro
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa comemora aniversário de fundação
Representação parlamentar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa passa na CRE