Brasil sediará assembléia extraordinária de conferência de seguridade social



O Brasil vai sediar, em abril do próximo ano, uma assembleia geral extraordinária da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS). Durante a reunião, que ocorrerá em Natal (RN), serão definidas possíveis alterações no estatuto do Centro Interamericano de Estudos de Seguridade Social (CIESS).

Nesta quarta-feira (13), em Doha, no Catar, durante o III Fórum Mundial de Seguridade Social, o ministro da Previdência Social brasileiro, Garibaldi Alves Filho, e o secretário geral da CISS, o mexicano Juan Lozano Tovar, agendaram uma reunião de trabalho para o dia 10 de dezembro, em Brasília (DF). Na ocasião, serão acertados os detalhes do evento em Natal. 

“Natal vai receber representantes dos 36 países que integram a Conferência Interamericana de Seguridade Social. Sediar essa assembleia geral extraordinária vai ser importante também como um preparativo para o Fórum Social de Seguridade Social, que ocorrerá na cidade em 2016”, comentou Garibaldi Alves Filho. 

Brics

Depois da reunião com o secretário geral da CISS, o ministro da Previdência Social participou da entrega do Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social ao Bolsa Família. Em seguida, ele representou o Brasil na reunião entre ministros da área de seguridade social dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China e África do Sul). 

O objetivo do encontro era a discussão de um teto conjunto visando a inclusão da seguridade social na agenda de prioridade do Brics. Também seria elaborada uma declaração a respeito da expansão da cobertura social pelos países que integram o bloco econômico. “Durante a conversa, prevaleceu a proposta de aprofundarmos ainda mais as discussões por meio de uma vídeo conferência a ser agendada”, informou Garibaldi Alves Filho. 

O ministro brasileiro contou que, durante a reunião, ele fez uma exposição sobre iniciativas bem sucedidos adotados pela Pasta a qual comanda – como o Empreendedor Individual (que já conta com mais de 3,5 milhões de inscritos) e o programa destinado às donas de casa (com quase 430 mil adesões). “Nossos números impressionaram bastante”, comentou Garibaldi, acrescentando que alguns dos participantes demonstraram interesse em conhecer mais detalhadamente os projetos brasileiros.

Fonte: Ministério da Previdência Social



13/11/2013 19:20


Artigos Relacionados


Brasil sediará Fórum Mundial de Seguridade Social em 2016

Brasil participa da Conferência Interamericana de Seguridade Social

Conferência mundial debate sistemas universais de seguridade social

Brasil sediará conferência sobre propriedade intelectual

Brasil sediará etapa preparatória da Conferência Mundial de Juventude

Brasil sediará Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde no RJ