Brasil sediará Fórum Mundial de Seguridade Social em 2016



 Durante a sessão de encerramento do III Fórum Mundial de Seguridade Social – realizado em Doha, no Catar – o Brasil foi escolhido como país sede da quarta edição do evento, que ocorrerá no último trimestre de 2016 em Natal (RN). O ministro Garibaldi Alves Filho exibiu vídeos a respeito da Previdência Social do Brasil e também sobre a capital potiguar para defender a indicação da cidade.

Durante a Cúpula Mundial da Seguridade Social, em sessão plenária coordenada por Errol Frank Stoové, presidente da Associação Internacional de Seguridade Social (AISS), a organizadora do Fórum de Seguridade – Garibaldi Alves Filho apresentou um painel sobre a Previdência brasileira. Também participaram, como painelistas, representantes do México, São Vicente e Granadinas, China, Malásia, Rússia, Burkina Faso e do Banco Mundial.

O ministro da Previdência Social do Brasil divulgou dados como os apurados em 2012, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento concluiu, entre outras constatações, que a população brasileira teria cerca de 24,6 milhões a mais de pessoas situadas abaixo da linha da pobreza se não existissem as transferências previdenciárias. O problema se agravaria entre os idosos.

Além de mostrar a realidade da seguridade do seu país, os painelistas discutiram o papel da proteção social da população em um mundo complexo, cheio de riscos sociais e em constante mutação. No caso do Brasil, Garibaldi Alves Filho explicou que a Previdência alia a função de proteção social – que lhe é específica – com a redistribuição social e regional dos recursos econômicos. “Os benefícios previdenciários melhoram a distribuição de renda no Brasil”, afirmou o ministro brasileiro.

Natal

O fato de a Previdência Social do Brasil ser a maior seguradora social do mundo repercutiu positivamente no momento em que o país foi escolhido como sede do IV Fórum Mundial de Seguridade Social. Já a indicação de Natal – cidade na qual nasceu o ministro Garibaldi – se deu em virtude do crescimento que a cidade vem experimentando nos últimos anos e também por sua vocação turística.

O ministro apresentou um vídeo produzido pelo governo do Rio Grande do Norte mostrando algumas das principais atrações de Natal e divulgando aspectos da infraestrutura turística do estado. Algumas das informações exibidas foram a quantidade de leitos disponíveis – 28 mil – e o tempo que leva para chegar a Natal partindo de algumas cidades do mundo: Miami (7 horas), Dakar (3h30) e Buenos Aires (4h30).

Fonte:

Ministério da Previdência Social



13/12/2013 11:30


Artigos Relacionados


Acordo para Fórum Mundial de Seguridade Social no Brasil é assinado

Brasil sediará assembléia extraordinária de conferência de seguridade social

Dataprev participa do Fórum Mundial de Seguridade Social

Brasília recebe fórum de seguridade social das Américas

Brasil estará presente em Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia

Fórum Social Mundial 2011 começa no domingo (6) com participação do Brasil