Brasil tem um dos principais centros de pesquisa geofísica do mundo



O Ministério da Ciência e Tecnologia inaugurou o primeiro Pool de Equipamentos Geofísicos do Brasil (Peg-Br). O projeto recebeu R$ 17 milhões em investimentos proveniente da Lei do Petróleo e tem por objetivo oferecer suporte instrumental e de pessoal a projetos de pesquisa não comerciais apoiados pela Rede de Estudos Geotectônicos da Petrobras. A inauguração foi realizada na última sexta-feira (3) pelo ministro Aloizio Mercadante, no Observatório Nacional (ON), no Rio de Janeiro.

Com a iniciativa, o Observatório Nacional entra para o grupo dos principais centros de pesquisa em geofísica do mundo e coloca à disposição da comunidade científica 529 equipamentos que já estão sendo utilizados nas diversas áreas da geofísica, sendo esta a primeira iniciativa do gênero realizada no País. O Peg-Br foi proposto e está disponível para os pesquisadores das instituições que compõem a Rede de Estudos Geotectônicos coordenada pela Petrobras: ON, USP, UnB, UFRN, Unesp, UFOP, UERJ, UFF, UFPR, UFRGS, UFRJ, Inpe, UFMG e Unicamp.

Segundo o pesquisador do Observatório Nacional Darci Nascimento Júnior,  “a ideia é ter concentrado um conjunto de equipamentos que possam servir a toda comunidade científica brasileira, ao mesmo tempo. O equipamento vai para campo e assim que retorna já é utilizado novamente por outra equipe em novos projetos”. O Pool, em sua fase experimental, já deu suporte a 44 projetos de pesquisas.

Sérgio Fontes, diretor do ON, lembrou que estudos com esses equipamentos permitem aos geólogos e geofísicos conhecer a terceira dimensão do planeta – a profundidade. “Permitem também ampliar o conhecimento geológico do território brasileiro de maneira global, e fornecer informações estratégicas para tomada de decisões para a indústria de petróleo, pesquisa mineral e o gerenciamento de riscos. O que se espera é que a implantação do Pool dissemine e fortaleça a ideia de trabalho em ambientes especializados e cooperativos de pesquisa, para a prestação de serviços e geração de benefícios para a sociedade”, explicou.

Mercadante reforçou que o Ministério da Ciência e Tecnologia tem incentivado a realização de pesquisas em rede e citou o exemplo de um sistema de alerta contra desastres naturais que está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Cachoeira Paulista (SP).

O Observatório Nacional é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que está completando 184 anos de prestação de serviços e geração de conhecimento.  O ato de inauguração do Pool de Equipamentos Geofísicos é um marco de uma nova fase da geofísica brasileira.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

06/06/2011 17:09


Artigos Relacionados


Empreendedorismo no Brasil já é um dos principais do mundo

Brasil será país anfitrião de um dos principais salões de turismo náutico do mundo, o Grand Pavois 2012

Seleções definem Centros de Treinamento para a Copa do Mundo

Principais bancos do mundo investirão U$ 175 bilhões em transporte sustentáveis

SP promove seminário sobre Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014

Morre Ricardo Renzo Brentani, um dos principais pesquisadores de câncer do mundo