Brasil será país anfitrião de um dos principais salões de turismo náutico do mundo, o Grand Pavois 2012



A presença do Brasil na França durante esta semana fortaleceu a relação do País com os franceses, especialmente com a notícia de que o Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), foi convidado para ser o país anfitrião do Salão Náutico Grand Pavois 2012, que acontece anualmente na cidade de La Rochelle. 

O desenvolvimento do turismo náutico no Brasil é uma das metas do Ministério do Turismo e Embratur que buscam investir, cada vez mais, na melhoria da infraestrutura de apoio ao segmento.

“A participação do Brasil como convidado de honra será uma oportunidade para mostrar a relevância do segmento náutico para o País, além de divulgar os destinos turísticos brasileiros na França”, explicou Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.  “Trata-se de uma oportunidade para mais um efetivo envolvimento econômico entre a França e o Brasil, dada a possibilidade de haver um apoio à comercialização por parte das empresas brasileiras que trabalham com equipamentos e embarcações”, acrescentou.

Entre as novidades do Brasil na 33° edição da feira TOP Resa, que terminou nesta sexta-feira (23), está a parceria da Embratur com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) para divulgarem o produto no exterior.  Durante todos os dias do evento os participantes puderam degustar o café especial brasileiro no estande da Embratur, no espaço Café Brasil. “Foi um verdadeiro sucesso. Os estrangeiros sabem que o nosso produto é de qualidade e nos procuram no estande para saber onde podem comprar mais”, conta Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que o café ocupa a sexta posição entre os principais produtos exportados pelo Brasil para França. Segundo a balança comercial, de janeiro a agosto de 2011, o País vendeu US$ 106 milhões de café aos franceses. Por meio de acordos de cooperação técnica com associações, a Embratur pretende mostrar toda diversidade da produção brasileira nas feiras, desde que sejam produtos associados ao turismo, como por exemplo, as pedrarias. 

O trabalho da Embratur na TOP Resa se estendeu também em reuniões com operadores para traçar o planejamento de ações para 2012. “Estamos com uma agenda fechada com os principais operadores e agentes de viagens do mercado francês e já fizemos algumas reuniões. A receptividade tem sido excelente, vamos trabalhar as propostas para ações promocionais para 2012 como: roadshows, press trips, fam trips sempre promovendo um Brasil diverso e com foco nas 12 cidades sede da Copa e seu entorno”, explicou Fernanda Hummel, gerente de Mercados Europa, Ásia e África da Embratur.

A Top Resa é voltada para o profissional do turismo e concentra 80% das agências de viagens do país e as principais indústrias do setor. Este ano a feira destacou o turismo cultural, segmento que tem apresentado crescimento no país. O evento também é visitado por formadores de opiniões de países como Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália. O Brasil participa tradicionalmente da feira todos os anos, por se tratar de um mercado muito importante. De acordo com o Anuário Estático da Embratur 2010, a França é o sétimo país que mais envia turistas para o Brasil, tendo registrado uma entrada de 199.719 turistas franceses no Brasil.

 

Fonte:
Embratur



23/09/2011 17:12


Artigos Relacionados


Estudo vai identificar trechos de rios com potencial para turismo náutico no País

Empreendedorismo no Brasil já é um dos principais do mundo

Turismo náutico pede regulamentação

Brasil tem um dos principais centros de pesquisa geofísica do mundo

Marina pública vai aquecer turismo náutico em Niterói

Aberta seleção para grupo de Turismo Náutico