Brasil tem uma liderança para exercer na Rio+20, diz Patriota



“Há um sentimento de que devemos ser ambiciosos e de que o Brasil tem uma liderança a se exercer, pelo exemplo, pelas conquistas até aqui”, disse o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, na quarta-feira (8), após reunião de quatro horas da Comissão Nacional para a Rio+20. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participou do encontro.

Segundo Patriota, há o que se melhorar no tocante a assuntos como direitos humanos, agenda social, gestão governamental e florestas. Os ministros concordaram que há insuficiências no Draft Zero, um rascunho de 19 páginas preparado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com sugestões de vários países, visando à declaração final da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. 

Antonio Patriota e Izabella Teixeira enfatizaram que a conferência, que será realizada em junho no Rio de Janeiro, deve apresentar uma declaração com objetivos claros de desenvolvimento sustentável aos países.

Essa foi a quarta reunião da comissão nacional, que conta com representantes da sociedade civil e do governo. Mais de 20 ministros estiveram no encontro, chefiado pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Patriota e Izabella Teixeira. Outra reunião já foi marcada para março, para afinar o posicionamento da comissão.

A ministra do Meio Ambiente disse que, ao mesmo tempo que o Brasil sabe da sua liderança mundial no desenvolvimento sustentável, tem consciência de que “ainda há muito o que fazer”. Ela explicou que a agenda em torno da conferência se divide agora em “duas facetas”: uma internacional, visando ao aperfeiçoamento da declaração que resultará da Rio+20 e outra interna, de mobilização nacional de todos os segmentos para trabalhar o legado do grande encontro para o Brasil.

 

Fonte:
Agência Brasil



09/02/2012 12:00


Artigos Relacionados


Para Casildo, Brasil precisa exercer liderança na América Latina

Para Casagrande, Brasil deve exercer papel de liderança na reconstrução do Haiti

Eduardo Braga: exercer liderança do governo será desafio

CRE sabatina Patriota para representação do Brasil na ONU

Brasil acompanha negociações para fim da crise na Líbia, diz Patriota

Antonio de Aguiar Patriota é aprovado para a Embaixada do Brasil nos EUA