Brasil terá mais 650 bibliotecas rurais até o final de 2013



O Programa Arca das Letras vai disponibilizar novos acervos literários e didáticos para mais 33 mil famílias, que poderão contar com livros que auxiliam tanto nas atividades escolares quanto na preservação da identidade cultural dos moradores do meio rural. Para 2013, a meta é a implantação de 650 novas bibliotecas rurais. Há dez anos, o Arca das Letras leva livros à 1,5 milhão de famílias do meio rural. 

De acordo com o agente de leitura José Pereira do Nascimento, do município de Heliópolis (BA), o programa vem desempenhando papel fundamental em sua comunidade. “A arca deu tão certo que até as comunidades rurais vizinhas nos procuram e agora também querem suas próprias bibliotecas”, conta. 

A biblioteca, inaugurada em 6 de agosto de 2012 e batizada de Maria Ferreira de Andrade, conta com um acervo de 600 livros. José explica que a iniciativa chamou tanto a atenção que eles até criaram um grupo de agentes de leitura para atender a todos. “Começamos com oito e já somos 13. Mobilizamos a comunidade para que doem livros, fazemos contação de histórias e, também, resgatamos a cultura e o folclore ensinando brincadeiras que estão esquecidas”, destaca.