Brasil terá mais 650 bibliotecas rurais até o final de 2013
O Programa Arca das Letras vai disponibilizar novos acervos literários e didáticos para mais 33 mil famílias, que poderão contar com livros que auxiliam tanto nas atividades escolares quanto na preservação da identidade cultural dos moradores do meio rural. Para 2013, a meta é a implantação de 650 novas bibliotecas rurais. Há dez anos, o Arca das Letras leva livros à 1,5 milhão de famílias do meio rural.
De acordo com o agente de leitura José Pereira do Nascimento, do município de Heliópolis (BA), o programa vem desempenhando papel fundamental em sua comunidade. “A arca deu tão certo que até as comunidades rurais vizinhas nos procuram e agora também querem suas próprias bibliotecas”, conta.
A biblioteca, inaugurada em 6 de agosto de 2012 e batizada de Maria Ferreira de Andrade, conta com um acervo de 600 livros. José explica que a iniciativa chamou tanto a atenção que eles até criaram um grupo de agentes de leitura para atender a todos. “Começamos com oito e já somos 13. Mobilizamos a comunidade para que doem livros, fazemos contação de histórias e, também, resgatamos a cultura e o folclore ensinando brincadeiras que estão esquecidas”, destaca.
03/09/2013 16:19
Artigos Relacionados
Poço Fundo (MG) terá mais 10 bibliotecas rurais
Mais de 179 mil famílias rurais serão incluídas nas ações do Brasil sem Miséria até 2013
Comunidades rurais da Paraíba receberão mais 31 bibliotecas
Desenvolvimento Agrário entrega mais 20 bibliotecas rurais em Alagoas
Arca das Letras entrega mais 20 bibliotecas às comunidades rurais do Amapá
Bibliotecas rurais chegam a mais duas cidades maranhenses nesta semana