Poço Fundo (MG) terá mais 10 bibliotecas rurais



O município de Poço Fundo (MG) recebe nesta sexta-feira (3) dez bibliotecas do Arca das Letras, programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o objetivo de contribuir para a melhoria da educação no campo e ampliar os índices de leitura na população rural.

Os novos acervos em Minas Gerais tiveram apoio da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam). Os livros serão organizados conforme o interesse de cada local. “Incluímos obras de literatura nacional e estrangeira, além de títulos sobre produção agrícola e estatutos, para que o público possa conhecer melhor os seus direitos. A seleção direcionada gera mais incentivo à leitura”, detalha a coordenadora nacional do Programa Arca das Letras e coordenadora geral de Ação Cultural do ministério, Cleide Soares.

Minas Gerais já conta com 770 bibliotecas rurais instaladas em assentamentos da reforma agrária, associações de crédito fundiário, comunidades quilombolas, indígenas e as ribeirinhas do Rio São Francisco, abrangendo 289 municípios.

Poço Fundo conta com outras nove bibliotecas do programa, instaladas entre 2009 e 2010. Os acervos que ainda serão inaugurados seguirão o mesmo padrão dos já em utilização e ficarão sob os cuidados de voluntários selecionados por meio de consulta popular, os agentes de leitura.

“Já são 8.820 bibliotecas rurais implantadas pelo MDA desde 2003. Esta experiência permite afirmar que a população rural tem gosto especial pela leitura. É comum encontrarmos leitores que lêem 20 ou 40 livros por ano nas comunidades rurais. A chegada do projeto Arca das Letras nas comunidades proporciona alfabetização para todas as idades”, enfatiza Cleide Soares.

 

Capacitação de agentes

Os novos agentes do município mineiro serão capacitados pela coordenadora do Programa Arca das Letras no estado, Gildete Mafra, da Delegacia do MDA em Minas Gerais. A equipe do MDA também fará visitas de campo às comunidades que já têm as coleções de livros. A ideia é avaliar os resultados, entregar gibitecas (coleções da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa) e novos títulos para fortalecer os catálogos.

O programa conta com 17,5 mil agentes capacitados em todo o Brasil para atender e instruir os usuários.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



03/02/2012 11:58


Artigos Relacionados


Brasil terá mais 650 bibliotecas rurais até o final de 2013

Comunidades rurais da Paraíba receberão mais 31 bibliotecas

Desenvolvimento Agrário entrega mais 20 bibliotecas rurais em Alagoas

Arca das Letras entrega mais 20 bibliotecas às comunidades rurais do Amapá

Bibliotecas rurais chegam a mais duas cidades maranhenses nesta semana

Mão Santa diz que médicos chegaram ao fundo do poço