Brasil terá representante no comitê organizador da Fifa para Copa 2014



Na primeira reunião conjunta entre a cúpula da Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 e o Ministério do Esporte, nesta terça-feira (8), em Zurique, foi decidida a nomeação de representares do governo federal e da Fifa no COL. O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o membro brasileiro no Comitê Executivo da Fifa, Marco Polo Del Nero, foram os nomeados. Outra decisão foi o aumento na periodicidade das reuniões do COL, que passarão a ser a cada seis semanas. 

Governo Brasileiro dividiu o planejamento das ações prioritárias para a Copa 2014 em ciclos.

 

Participaram do encontro nesta segunda-feira o presidente da Fifa, Joseph S. Blatter; o secretário-geral, Jérôme Valcke; Del Nero e outros diretores. Já o COL foi representado pelo seu presidente, José Maria Marin, e pelos membros do conselho de administração Ronaldo e Bebeto. A delegação do governo federal foi formada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo; por Luis Fernandes, e pelo chefe das assessorias do Ministério, Luís Paulino.

Durante as mais de cinco horas de discussões, o grupo traçou um plano de ações para tratar os desafios identificados nos preparativos. O plano tem como base relatórios feitos por equipes técnicas do governo, da Fifa e do COL sobre o andamento da preparação, desde os estádios até as obras gerais de infraestrutura. O próximo encontro entre FIFA, COL e governo está marcado para a última semana de junho no Brasil, em paralelo à reunião do conselho de administração do COL

“A reunião de hoje foi um forte sinal do compromisso do governo brasileiro com a nossa parceria e a responsabilidade compartilhada de organizar a mais exitosa Copa do Mundo da Fifa. Hoje lançamos as bases de uma cooperação integrada em mútua confiança a fim de alcançarmos o nosso objetivo comum”, disse Blatter.

"Hoje queremos estabelecer a solidariedade entre todos nós, responsáveis pela organização da Copa do Mundo da FIFA. A Fifa e o COL podem contar com o governo enquanto parceiro comprometido. Juntos trabalharemos com afinco e sem perda de tempo para realizarmos um evento inesquecível", comentou Aldo Rebelo.

"O principal objetivo da reunião foi encarar de maneira aberta e transparente os desafios que temos pela frente e tudo que precisa ser feito para a Copa das Confederações, que será realizada dentro de menos de 400 dias, e a Copa do Mundo, dentro de 25 meses”, declarou Valcke.

Em entrevista coletiva após a reunião, Aldo Rebelo convidou os turistas estrangeiros a visitarem o País durante o evento. “O Brasil é um País acolhedor e oferecerá além dos próprios jogos da Copa, opções de visitação de caráter cultural, de diversão, de entretenimento. E acho que todos serão bem recebidos e terão na Copa do Mundo uma experiência inesquecível.”

 

Fonte:
Portal da Copa

 

08/05/2012 19:28


Artigos Relacionados


Fifa e Comitê Organizador formam grupo de trabalho para melhorias na Copa

Fifa e comitê organizador devem se esforçar para que Copa seja democrática, diz ministro

Técnicos da Fifa e do Comitê Organizador da Copa vistoriam arenas de Salvador e Recife

Fifa e Comitê Organizador Local vistoriam áreas que podem receber festa oficial da Copa

Ex-atacante Bebeto passa a integrar conselho do Comitê Organizador Local da Copa 2014

Comitê organizador da Copa analisa 33 locais próprios para treinamento das seleções