Brasil terá sistema de saúde universal, gratuito e de qualidade, diz Dilma



A presidenta Dilma Rousseff concedeu entrevista às rádios mineiras Itatiaia FM-AM e Congonhas AM nesta quinta-feira (1º) e reafirmou seu compromisso com a área da Saúde. Ela ressaltou que, para que os serviços oferecidos à população sejam de qualidade, é preciso pensar em recursos para o setor.

Ao ser questionada se era a favor do retorno da CPMF, a presidenta respondeu que não, que trabalha para a redução de impostos, mas que é necessário que a população seja esclarecida de que para resolver a equação ‘universalização, gratuidade e qualidade na Saúde’ é preciso discutir meios para aumentar as verbas destinadas ao segmento.

Segundo a presidenta, uma das saídas é o Fundo Social do Pré-Sal, que destina parte dos recursos da exploração do petróleo da camada pré-sal para melhoria da saúde pública do País. Já a aprovação da Emenda 29, na visão de Dilma, não garante sozinha o incremento que a área precisa para assegurar qualidade no atendimento aos brasileiros. Ela lembrou ainda que é indispensável aumentar o número de médicos e profissionais da saúde.

“O Brasil tem um sistema de saúde que é universal, gratuito e tem que ser de qualidade, que é que nós queremos. Nenhum país do mundo resolveu essa equação sem investir muito em saúde, não há como”.

A presidenta Dilma Rousseff também falou sobre a interrelação entre a taxa de juros e a situação econômica internacional, e lembrou da autonomia do Banco Central, que anunciou a queda dos juros na quarta-feira (31). Ela disse que, no que cabe ao governo federal, a resposta ao cenário de instabilidade internacional está sendo elaborada em três frentes: manutenção do investimento em infraestrutura e programas sociais e incentivo ao emprego, consumo e produção; monitoramento contínuo das características da crise; e estímulo ao crescimento, com aumento do superavit, e postura austera naquilo que não se referir a investimento na área social.


Fonte:
Blog do Planalto



01/09/2011 19:43


Artigos Relacionados


Brasil deverá investir mais para garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde

Valter Pereira: Dilma terá que decidir se mantém o atual sistema de saúde para todos ou adota um modelo 'mais realista'

Saúde: Hospital estadual de Pedreira terá sistema mais moderno de exames por imagem do Brasil

Saúde: Servidores estaduais já podem se inscrever em seminário gratuito sobre qualidade de vida

Marco Maciel defende educação pública universal e de qualidade

Dilma afirma que royalties do petróleo são passaporte do Brasil para educação de qualidade