Brasil vai a Colômbia promover turismo para a Copa do Mundo de 2014



A Colômbia é o primeiro país a receber a nova etapa do programa Goal to Brasil – Encontro Brasileiros, promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para promover o turismo na Copa do Mundo de 2014 no exterior. O evento será realizado em Bogotá até domingo, 15/9, e traz novidades como o Encontro de Negócios, idealizado para estimular a troca de experiências e proporcionar novas parcerias comerciais entre agentes de turismo brasileiros e colombianos.

Nesta nova fase, a Embratur abriu espaço para os estados levarem seus principais profissionais de turismo receptivo aos Encontros de Negócios. “A ação tem como objetivo a promoção de produtos turísticos brasileiros no mercado internacional incentivando o intercâmbio comercial por meio de reuniões entre empresários nacionais e internacionais”, explica Leila Holsbach, diretora de Mercados Internacionais da Embratur.

Outro destaque é a participação da Embratur no Shopping Center Retiro, no centro de Bogotá, que vai até domingo, 15. O espaço disponibiliza materiais promocionais sobre o Brasil para a Copa do Mundo de 2014, como televisões de LED para a divulgação de ferramentas digitais do Instituto e postos de trabalho do Comitê Descubra Brasil e da Match Connections, agência oficial da FIFA. Também estão marcadas para o evento coletivas de imprensa e o Vivência Brasileira, que protagoniza duas apresentações culturais diárias da quadrilha junina Cafundó do Brejo, de Palmas (TO), no estande.

A Colômbia é o 13º principal emissor de turistas para o Brasil. Em 2012, mais de 100 mil turistas colombianos vieram ao Brasil, um crescimento de 9,8% em relação a 2011. Atualmente, existem 32 voos diretos de Bogotá para Rio de Janeiro e São Paulo.

Goal to Brasil

Entre julho de 2012 e maio de 2013, a Embratur promoveu 14 eventos em diferentes países para divulgar o País como sede da Copa do Mundo do ano que vem. O projeto formou 3.080 agentes de viagens “especialistas em Brasil”, permitindo que 350 jornalistas conhecessem em detalhes os preparativos para os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016.

Cada uma das 12 cidades-sede foi anfitriã de uma das edições do evento no exterior, incluindo Argentina, Chile, Peru, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Portugal e Canadá. Na Colômbia e nos Estados Unidos, o destaque ficou para o País como um todo.

Com o sucesso da campanha, a Embratur passa a realizar, no segundo semestre de 2013, uma 2ª etapa do projeto Goal to Brasil, contemplando os demais estados que não receberão jogos da competição. Dividido em duas partes, esse novo ciclo de eventos deve intensificar o apoio a comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros destacando a diversidade cultural e ambiental, a relação com veículos de mídia e com profissionais de turismo em diferentes mercados.

Para este ano ainda estão previstas mais duas edições do evento, uma em Las Vegas, nos EUA, e outra em Amsterdã, na Holanda. Em 2014, ano em que o Brasil sedia a Copa do Mundo FIFA, estão programados mais seis eventos do tipo.

Grupo Cafundó do Brejo

Fundada em maio de 1993, em Palmas, Tocantins, a quadrilha Junina Cafundó do Brejo vai apresentar no Goal to Brasil uma coreografia que retrata os 20 anos de atividades do grupo.  Com o espetáculo de dança e música, Cafundó, minha vida, meu xodó, os dançarinos pretendem mostrar ao público os desafios de se manter a tradição da quadrilha junina.

Fontes:

Ministério do Turismo

Blog da Embratur



16/09/2013 10:39


Artigos Relacionados


Ministério do Turismo define destinos turísticos para Copa do Mundo de 2014

Congresso do setor de turismo debate investimentos para a Copa do Mundo de 2014

Quintanilha quer preparar setor de turismo para Copa do Mundo de 2014

Projetos vão promover o Brasil durante a Copa de 2014

Brasil planeja atividades culturais para Copa do Mundo de 2014

Valadares aponta benefícios da Copa do Mundo de 2014 para o Brasil