Brasil vai ajudar a França no resgate dos corpos, diz Jobim
O Brasil vai ajudar a França no resgate dos corpos encontrados entre os destroços do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009, afirmou o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A França anunciou na quinta-feira (5) o resgate do primeiro corpo. Os restos mortais de um dos passageiros foram levados a bordo do navio Ile de Sein ainda na quinta-feira.
“O Brasil tem seu comissionado e vai trabalhar junto com os franceses no sentido de examinar a caixa preta e na recuperação de corpos, restos mortais para que possamos identificar se são ou não brasileiros. Porque ali você tinha mais ou menos dez nacionalidades envolvidas”, disse o ministro.
A polícia francesa informou que o corpo, juntamente com as caixas-pretas do avião, será encaminhado, na próxima semana, a um laboratório de análise para determinar a possibilidade de uma identificação por meio do DNA.
O resgate de corpos está sob a responsabilidade da Justiça francesa. O acidente matou 228 pessoas. Ele fazia a rota Rio-Paris. Apenas 50 corpos foram encontrados logo após o desastre, sendo 20 deles de brasileiros.
De acordo com Jobim, os corpos serão examinados na França e caso sejam identificados como brasileiros, serão trazidos ao Brasil. Ele também negou que haja problemas entre os países que apuram o acidente. “Não há nenhum conflito entre o Brasil e os outros países envolvidos na apuração dos elementos relativos a esse acidente”.
Fonte:
Agência Brasil
06/05/2011 11:19
Artigos Relacionados
Famílias das vítimas do voo 447 vão exigir resgate de todos os corpos
Procuradora de Rondônia diz que Funai dificultou resgate dos corpos de garimpeiros
Brasil se prepara para ajudar Colômbia no resgate de reféns sob poder das Farc
Farc devem libertar cinco reféns na próxima segunda-feira e Brasil deve ajudar no resgate
Aeronáutica diz que França tentará resgatar corpos de vítimas do acidente da Air France
França resgata mais 75 corpos de vítimas do acidente da Air France do fundo do mar