Brasil vai dificultar importação de telefones celulares de baixa qualidade



O governo brasileiro quer dificultar a importação de telefones celulares de baixa qualidade. A entrada dos aparelhos deverá ser previamente certificada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo o governo, a medida serve para garantir a segurança dos produtos e impedir a concorrência desleal aos empresários nacionais. A iniciativa foi acertada nesta quinta-feira (12) entre os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e das Comunicações, Paulo Bernardo, que se reuniram para discutir o assunto.

Atualmente, as avaliações de qualidade dos aparelhos telefônicos comprados no exterior são feitas depois de ingressarem no Brasil. Com a mudança das regras, o importador terá que apresentar o certificado emitido pelo órgão regulador. “Queremos impedir a entrada no País de aparelhos de baixa qualidade”, disse Pimentel.

Segundo o ministro, a decisão visa a atestar a qualidade do produto antes de ingressar no País. “Com essa medida, o exame para ver o produto atende as normas de segurança e a operacionalidade será prévio. Esses celulares vêm sendo importados de maneira volumosa e temos muitos problemas de qualidade técnica”, disse.

Para atuar como certificadora, a Anatel deverá ter a autorização aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). A reunião está prevista para ocorrer no próximo dia 25, quando o tema será colocado em votação.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



12/01/2012 20:45


Artigos Relacionados


Brasil fecha primeiro semestre com mais de 217,3 milhões de telefones celulares

Em 20 estados e no DF, há mais telefones celulares do que habitantes

Celulares substituem telefones fixos em domicílios brasileiros

Usuários de telefones e celulares poderão vir a manter número ao trocar de operadora

Anatel discute critérios de reajuste de ligações entre telefones fixos e celulares

Brasil é 6º maior produtor de leite, mas baixa qualidade prejudica exportações