Brasil vai do Caburaí ao Chuí, lembra Mozarildo



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em pronunciamento nesta sexta-feira (6), chamou a atenção para erro que, segundo lembrou, ocorre com frequência na mídia, que continua a mencionar a área do Oiapoque, no Amapá, como o ponto mais extremo ao norte do país. Mozarildo chegou a ler ofício do diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em resposta a pedido de esclarecimento de sua autoria, com dados relativos aos marcos geodésicos que confirmaram a posição do Monte Caburaí, no município roraimense de Uiramutã, como o ponto mais extremo do território brasileiro ao norte, posição antes atribuída ao Oiapoque.

- Mas a Rede Globo continua a repetir, nos seus telejornais, em suas novelas, nos seus programas de auditório, sempre: o Brasil vai do Oiapoque ao Chuí. Então, está 'desensinando' às gerações atuais a realidade fática, comprovada tecnologicamente - observou.

Mozarildo também mencionou o corte de verbas ocorrido no setor de Ciência e Tecnologia, tema de artigo de autoria de Washington Novaes, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 30 de janeiro. Sob o título "Uma decisão a favor do atraso científico", como observou Mozarildo, o artigo destaca que os recursos não foram bloqueados apenas pelo Executivo - no recente anúncio sobre ajustes orçamentários para o enfrentamento do ano de crise. O autor, disse ele, também cita cortes feitos pelo Congresso, por ocasião da votação do Orçamento deste ano. A expectativa do senador é de que os recursos sejam recompostos.



06/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo corrige expressão 'do Oiapoque ao Chuí' e diz que extremo Norte do país é o Monte Caburaí (RR)

Mozarildo pede revisão de livros didáticos para indicar monte Caburaí como extremo norte do país

Mozarildo lembra 77 anos da Varig

Mozarildo Cavalcanti lembra falecimento de sua mãe

Mozarildo lembra 64 anos de fundação do PTB

Mozarildo Cavalcanti lembra os 62 anos do PTB