Brasil vai expandir e modernizar estaleiros até 2014, diz presidenta



A presidenta Dilma Rousseff falou durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (28) sobre o fortalecimento da indústria naval brasileira. Ela comentou a entrega, na última sexta-feira (25), do primeiro navio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) à Petrobras feito por um estaleiro brasileiro nos últimos 14 anos, o Celso Furtado. Também anunciou que, até 2014, o governo federal irá expandir e modernizar os estaleiros do País, ampliando o setor responsável, atualmente, por 60 mil empregos.

“Nunca podemos esquecer que o Brasil já teve, na década de 70, o segundo maior parque naval do mundo. Mas, por falta de estímulos do governo, por falta de política industrial que focasse e que desse importância à geração de empregos para os trabalhadores e as trabalhadoras brasileiras, entrou em declínio, e praticamente desapareceu no final dos anos 90, quando chegou a ter menos de 2 mil trabalhadores”, disse a presidenta.

Ela lembrou que, em 2011, cinco novos estaleiros foram contratados para começar a construir navios, plataformas e sondas. A demanda por esses equipamentos, explicou Dilma, vai aumentar por causa da exploração do pré-sal e de todo o petróleo que há no Brasil.

“Por isso, o Brasil vai crescer, não só porque vamos ser ricos em petróleo, mas também porque vamos construir uma sólida e complexa indústria de fornecimento de equipamentos, de bens e também prestação de serviços – isso tem a ver com software, com tecnologia da informação – enfim, é o Brasil se movimentando para se transformar num grande gerador de emprego para o povo brasileiro; e emprego de qualidade”, explicou.

Dilma Rousseff falou também sobre o desempenho dos atletas brasileiros que participaram dos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara, no México, e lembrou que, dos 222 atletas que disputaram o Parapan, 162 recebem o Bolsa Atleta, que, de acordo com a presidenta, é “o maior programa do mundo de apoio direto ao atleta”. Cerca de 80% das medalhas obtidas nos Jogos foram conquistadas pelos beneficiários do Bolsa Atleta.

“Nossos atletas deram um show lá em Guadalajara. O Brasil conseguiu mais uma grande conquista no Parapan: ganhamos o primeiro lugar. Foi com muita emoção que eu recebi a delegação brasileira no Palácio do Planalto, na semana passada. Esses atletas mostraram determinação para ultrapassar seus limites e superar, portanto, os preconceitos. Eles são um exemplo para as pessoas com deficiência, e para todos nós. São pessoas que poderiam ter outra história de vida, mas escolheram ser vencedores.”

Ouça aqui o programa de rádio Café com a Presidenta.

 

Fonte:
Blog do Planalto



28/11/2011 12:51


Artigos Relacionados


Presidenta Dilma Rousseff convida o mundo a conhecer melhor o Brasil na Copa 2014

Acordo da OMC irá expandir papel do Brasil no comércio

Presidenta sanciona Orçamento da União para 2014

Bolsa Verde vai beneficiar 73 mil famílias até 2014, diz presidenta

Banco do Brasil vai expandir rede bancária na Ásia

Brasil e Alemanha firmam parceria para expandir intercâmbio universitário