Brasileiro assume direção da Organização Internacional do Café em novembro



No próximo dia 1º de novembro, Robério Silva assumirá a direção executiva da Organização Internacional do Café (OIC), em Londres, na Inglaterra. Robério foi eleito por aclamação dos 77 países da OIC.

Segundo o Ministério da Agricultura, a posse marca mais uma vitória de um brasileiro na ocupação de cargos em fóruns econômicos internacionais. A outra vitória conquistada pelo Brasil, em 2011, foi a de José Graziano da Silva para a direção geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Para Robério Silva, a disputa na eleição demonstra que há interesse mundial redobrado na atuação da OIC. “O Brasil está firme na intenção de trabalhar na OIC para fortalecer o mercado mundial de café e reforçar a relação entre os países produtores e consumidores”, afirma o futuro dirigente.

A liderança da OIC será reforçada, segundo Robério, com a busca constante de novos países-membros e a promoção da cooperação técnica no setor. O novo diretor executivo explica que vai buscar a melhoria das relações com outras organizações internacionais. “Minha intenção, exposta no discurso em Londres, é fazer da organização um ponto de convergência de todos os debates do setor cafeeiro, para que ela se torne, de fato e de direito, a principal porta-voz e autoridade em matéria de café”, destaca.

O ex-diretor do departamento do Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, desde 2009, tem estreita ligação com o setor cafeeiro. Foi secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e secretário de Produtos de Base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também atuou como secretário-geral da Federação Brasileira dos Exportadores de Café, entre 1989 e 1993, e secretário-geral da Associação dos Países Produtores de Café, entre 1994 e 2002.


OIC

A Organização Internacional do Café, a principal entidade internacional para a promoção do café, congrega países produtores e consumidores a fim de enfrentarem os desafios do setor cafeeiro mundial através da cooperação internacional. A OIC foi fundada em Londres, em 1963, com apoio das Nações Unidas devido à grande importância da economia cafeeira.

Hoje, o Brasil é o maior produtor de café com 43 milhões de sacas do grão plantados em 2,2 milhões de hectares, por cerca de 300 mil agricultores. O País caminha também para ser o maior consumidor da bebida, posição ocupada pelos Estados Unidos. O País é o maior exportador de café do mundo. O principal comprador são os Estados Unidos, seguido pela Alemanha.


Fonte:
Ministério da Agricultura 



21/10/2011 20:04


Artigos Relacionados


Brasileiro concorre à direção da Organização Internacional do Café

Ricardo Ferraço elogia eleição de brasileiro para direção da Organização Internacional do Café

Brasileiro é eleito diretor executivo da Organização Internacional do Café

Brasil oficializa candidatura de Robério Silva à Organização Internacional do Café

AGACIEL ASSUME HOJE DIREÇÃO-GERAL DO SENADO

Nova direção assume o Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia