Ricardo Ferraço elogia eleição de brasileiro para direção da Organização Internacional do Café
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (10), o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) relatou sua participação, como observador, na 107ª Sessão do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC). O evento ocorreu no fim do mês passado em Londres, na Inglaterra.
Ricardo Ferraço elogiou a eleição do economista brasileiro Robério Oliveira Silva para a direção-geral da OIC. De acordo com o senador, trata-se de um profissional de renomada experiência, e o sucesso da candidatura comprova a liderança do Brasil no mundo. Ferraço pediu a "reinvenção" da entidade, com revisão da política remuneratória do café.
O senador lembrou que o Brasil é o maior produtor de café e o segundo maior consumidor do produto no mundo. Ferraço também destacou que seu estado, o Espírito Santo, é hoje o segundo maior produtor de café do Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais.
- É a atividade econômica mais importante para 70% dos municípios do estado. São 340 mil postos de trabalho, durante o tempo de colheita - disse Ferraço.
A OIC é um braço da Organização das Nações Unidas (ONU) com mais de 50 anos de existência e 77 países membros. Segundo Ricardo Ferraço, a entidade congrega mais de 90% dos países produtores de café e cerca 80% dos países que mais consomem o produto, sendo "o principal fórum da política cafeeira para o mundo".
10/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasileiro concorre à direção da Organização Internacional do Café
Brasileiro assume direção da Organização Internacional do Café em novembro
Brasileiro é eleito diretor executivo da Organização Internacional do Café
Ferraço comemora vitória de brasileiro para direção da OMC
MOREIRA MENDES COMEMORA ELEIÇÃO DE BRASILEIRO PARA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO
RICARDO SANTOS DÁ SUGESTÕES PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE DO CAFÉ BRASILEIRO