Brasileiro no Japão poderá se inscrever em exame de certificação nesta quinta-feira
Jovens e adultos brasileiros residentes ou com trabalho temporário no Japão que pretendam obter certificado de conclusão do ensino fundamental e médio podem fazer, este ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o antigo supletivo. As inscrições, pela internet, têm início nesta quinta-feira (17) e vão até 11 de março.
As provas, em língua portuguesa, serão aplicadas nas cidades de Nagoya (província de Aichi), Hamamatsu (Shizuoka) e Oizumi (Gunma) e em seis unidades prisionais com brasileiros detidos. Os exames do ensino fundamental, para jovens com 15 anos completos até o dia da prova, serão aplicados em 14 de maio; os do ensino médio, para aqueles com 18 anos ou mais, em 15 de maio.
A 12ª edição do Encceja no Japão é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores. Os testes são elaborados e aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A certificação dos aprovados cabe à Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Para se inscrever, o estudante precisa apresentar o número do passaporte. O edital, a ficha de inscrição e o conteúdo a ser cobrado nas provas serão publicados na página eletrônica do Inep ainda esta semana.
Para atender cerca de 280 mil cidadãos — terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e Paraguai —, os ministérios da Educação e das Relações Exteriores oferecem exames de certificação da educação básica no Japão desde 1999. Até 2009, a certificação era responsabilidade da Secretaria de Educação do Paraná. Em 2010, não houve provas.
Fonte:
Ministério da Educação
16/02/2011 17:00
Artigos Relacionados
Brasileiros fazem exame de certificação no Japão
Foguete brasileiro de treinamento será lançado nesta quinta-feira (26)
Congresso poderá votar o Orçamento para 2003 nesta quinta-feira
Estudantes têm até quinta-feira (24) para se inscrever na segunda etapa do ProUni
Objetivos da Missão Empresarial Brasil – Japão foram apresentados nesta quinta
Servidor pode tirar dúvida sobre exame periódico em videoconferência nesta quinta (4)