Servidor pode tirar dúvida sobre exame periódico em videoconferência nesta quinta (4)



A realização de exames médicos periódicos pelos servidores públicos federais será o tema de uma videoconferência marcada para ocorrer nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, no Ministério do Planejamento, em Brasília (DF). Para aqueles que não puderem comparecer ao auditório do órgão, haverá pontos de transmissão em outros locais do País.

O objetivo é discutir a concepção, legislação e conceitos sobre exames periódicos, além de tirar dúvidas com relação à realização dos exames. A iniciativa é da Fundação de Seguridade Social Geap, que atende a 53 órgãos do Executivo, no Brasil inteiro, e aberta a todas as operadoras de saúde. Participarão servidores e gestores de Recursos Humanos de todos os órgãos do Sipec.

Os exames periódicos foram introduzidos na Administração Pública Federal em 2009, mas só a partir de abril deste ano, quando foi publicada a Portaria 783 da SRH/MP, os órgãos passaram a ser obrigados a lançar as informações on-line, utilizando módulo próprio no sistema Siape-Saúde. Com isso, aumentou o controle das informações sobre a saúde do servidor e o ambiente de trabalho.

“Os exames são um direito do servidor e uma obrigação do Estado”, afirma o diretor do Desap, Sérgio Carneiro. “Até há pouco tempo, o Estado cobrava essa postura da iniciativa privada, mas ele próprio não agia assim. Agora isso mudou”, completa.

A mudança ocorreu com a introdução do Artigo 206-A na Lei 8.112/1990 (o Regime Jurídico do Servidor). Em seguida, veio a regulamentação, pelo Decreto 6.856/2009.

Os exames devem ser feitos a cada dois anos pelos servidores com idade entre 18 e 45 anos; a cada ano pelos que têm mais de 45; e a cada seis meses pelos servidores que operam com Raios-X ou substâncias radioativas.


Fonte:
Ministério do Planejamento



03/08/2011 18:47


Artigos Relacionados


EXAME MÉDICO PERIÓDICO PARA SERVIDOR PÚBLICO

Dúvida sobre capacidade de pagamento adia exame de empréstimo para Rondônia

STF pode resolver nesta quarta impasse sobre exame dos vetos e Orçamento

Motorista profissional terá que fazer exame psicológico periódico

Senado vota exame psicológico periódico para motoristas

Recurso para exame em Plenário de projeto sobre crimes hediondos pode ser apresentado nesta semana