Brasileiro vence Olimpíada Internacional de Física



Esta é a segunda vez que o Brasil ganha ouro na competição, reconhecida mundialmente pelo alto grau de dificuldade

Um estudante da 3ª série do Ensino Médio, de São Paulo, ganhou a medalha de ouro na 43ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO – International Physics Olympiad), realizada na Estônia, entre os dias 13 e 25 de julho. 

O vencedor Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho passou por um processo seletivo com uma prova teórica com três questões, que exigiram cinco horas para resolução. Enquanto, a prova prática teve dois experimentos: um de circuitos elétricos – que consistia de uma “caixa preta” com elementos de circuito que precisavam ser descobertos e analisados – e outro que misturava conceitos de óptica e propriedades magnéticas da água. A duração também foi de cinco horas.

O estudante contou com o apoio de uma equipe de treinadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), durante os dois anos que antecederam o evento.

Na Olimpíada, cada país tem o direito de enviar cinco representantes. Entre os 460 competidores, Ivan ficou no 38º lugar dos 45 da seleção final. Segundo o professor Euclydes Marega Júnior, um dos orientadores de Ivan, ele é um aluno brilhante, que já havia se destacado na Olimpíada Brasileira de Física, sendo, por isso, selecionado para o desafio internacional. 

Desafio

A IPhO é uma das competições mais tradicionais e desafiadoras entre os torneios de Física. A edição deste ano reuniu 81 países e cerca de 400 alunos, que foram avaliados por meio de exames teóricos e experimentais. 

Essa é a segunda vez que o Brasil ganha ouro na competição, reconhecida mundialmente pelo alto grau de dificuldade. A primeira foi em Bangkok, capital da Tailândia, em 2011. A partir de agora, o País consolida sua posição entre os dez países com melhores resultados na Olimpíada, ao lado de China, Coreia, Japão, Estados Unidos, Hungria e Alemanha. 

Leia mais:

Brasil conquista o primeiro lugar nas Olimpíadas de Matemática

Brasileiro conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Brasil sedia Olimpíada Internacional de Astronomia

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

 

01/08/2012 18:10


Artigos Relacionados


Brasil vence Olimpíada ibero-americana de física pela 3ª vez consecutiva

Brasil conquista medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física

Brasileiro compõe centro internacional de física teórica

Brasileiro conquista ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Brasileiro ganha medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Informática

Etecs se destacam em Olimpíada Brasileira de Física