Brasil vence Olimpíada ibero-americana de física pela 3ª vez consecutiva



A equipe brasileira foi declarada campeã geral da XV Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) pelo 3º ano consecutivo. Os quatro estudantes brasileiros foram escolhidos e preparados através da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e conquistaram quatro medalhas de ouro e prêmio Top Gold (melhor estudante), além do título de campeões gerais. O evento aconteceu no Panamá entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro.

A equipe brasileira foi composta por Danilo S. Albuquerque (CE), Elder M. Yoshida (SP), Lucas C. C. Souza (SP) e Matheus B. de Paula (SP). Acompanhados pelo Prof. Dr. Carlito Lariucci da Universidade Federal de Goiás (UFG), os estudantes concorreram com 71 alunos de 17 países da América Latina, Portugal e Espanha, sendo cada país representado por no máximo quatro estudantes. A competição é voltada para alunos do ensino médio e consiste em prova teórica e experimental.

Além da Olimpíada Ibero-americana, a OBF seleciona e prepara a equipe brasileira para a International Physics Olympiad (IPhO) onde cada país participa com até cinco estudantes. Em 2010, competindo com 380 estudantes de 82 países, os alunos brasileiros conquistaram cinco medalhas de bronze na competição que aconteceu na Croácia, em julho.

Atualmente o Brasil é o país da América Latina com maior número de medalhas conquistadas na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).


Fonte:
CNPq



05/10/2010 19:46


Artigos Relacionados


Brasil conquista a 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Brasil é ouro na 27ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática

Brasileiros disputam a Olimpíada Ibero-americana de Matemática

Brasileiro vence Olimpíada Internacional de Física

Aprovado ingresso do Brasil como membro pleno da Organização Ibero-Americana de Juventude

Brasil representa América Latina em reunião sobre convenção ibero-americana de seguridade social