Brasileiros, chineses e indianos terão mais facilidade para entrar nos EUA



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou na quinta-feira (19) ordem executiva com medidas para estimular o turismo no país. De olho na classe média do Brasil, da China e Índia, o governo norte-americano prevê simplificar e reduzir em 40% o tempo de concessão de vistos para turistas dos três países, segundo informações divulgadas no site oficial da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos.

A meta é entrevistar 80% dos candidatos em até três semanas após o pedido de visto. Outra ideia em teste é isentar viajantes brasileiros e chineses da entrevista para concessão do visto, desde que sejam classificados como de “baixo risco” pelo Departamento de Segurança dos EUA, como em caso de pedido de renovação do documento.

Com as iniciativas de estímulo ao turismo, Obama espera movimentar a economia do país, que enfrenta dificuldades. O turismo representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e é responsável por 7,5 milhões de empregos nos Estados Unidos, conforme dados de 2010. Calcula-se a criação de 1 milhão de empregos na próxima década, se mais turistas estrangeiros escolherem os Estados Unidos como destino de viagem.

“A cada ano, 10 milhões de turistas de todo o mundo visitam a América. Quanto mais pessoas visitam a América, mais norte-americanos voltam ao mercado de trabalho”, disse Obama, no parque da Disney World, na Flórida.

Os chineses e brasileiros estão entre os turistas que mais gastam, de US$ 5 mil a US$ 6 mil por viagem. Em 2011, os consulados americanos emitiram 1 milhão de vistos na China e 800 mil no Brasil, crescimento de 34% e 42% respectivamente.

 

Imigrantes ilegais

O governo norte-americano também anunciou na quinta-feira o fim dos procedimentos de deportação de mais de 1,6 mil imigrantes ilegais. Os imigrantes vivem nas regiões de Denver (Colorado) e Baltimore (Maryland). De acordo com as autoridades, essas pessoas não são consideradas ameaça à segurança nacional.

A recomendação foi dada após a revisão de 11.682 processos pendentes envolvendo imigrantes ilegais. A orientação de Obama é para as autoridades darem prioridade às deportações de pessoas que cometeram crimes e que representem uma ameaça pública à segurança nacional.

Os imigrantes cujos processos são arquivados não ganham estatuto legal e ainda podem ser sujeitos a deportação caso cometam crimes ou se tornem uma ameaça nacional. A revisão dos processos de deportação pendentes deverá ser finalizada no primeiro semestre deste ano.

Com informações do site da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/01/2012 11:08


Artigos Relacionados


Exportadores de serviços terão mais facilidade para pedir adiantamento cambial

Brasileiros estão conseguindo pagar dívidas com mais facilidade

Mulheres terão facilidade para integrar o Programa de Aquisição de Alimentos

Alunos do Estado terão avaliação seriada para entrar na USP

Chineses e brasileiros intensificam relações comerciais

Trem ofereceu mais facilidade para quem foi ver a decisão da F-1