Brasileiros com pedidos de visto para os EUA terão atendimento ampliado



A embaixada dos Estados Unidos enviou mensagem à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado informando que passará a fazer entrevistas para a concessão de visto em dois turnos e também aos sábados. A nova rotina será adotada igualmente pelos consulados daquele país no Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com o comunicado, lido na manhã de quinta-feira (9) em reunião da CRE pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL).

VEJA MAIS

A intenção da medida é diminuir o tempo de espera dos viajantes brasileiros pela permissão para entrar nos Estados Unidos. A embaixada informou ainda que desde o fim de agosto do ano passado tem feito mutirões para tornar mais ágil o atendimento. E anunciou a nomeação de 57 novos oficiais consulares para o Brasil nos próximos meses, além da realização de obras de reforma, ampliação e modernização das sedes dos consulados, de modo a atender melhor o público.

A mensagem à CRE foi uma resposta a ofício enviado em dezembro de 2010 pelo então presidente da comissão, o agora ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que pediu a abertura de um consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte. Até hoje os mineiros têm que se deslocar ao Rio, São Paulo ou Brasília para entrevistas e entrega de documentos. A embaixada informou que essa reivindicação foi encaminhada ao Departamento de Estado, órgão responsável pela política externa. 

Empregos

Em 19 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso na Disney (Flórida), deixando clara a intenção do governo de simplificar e acelerar o processo de visto para os turistas. "Quanto mais gente visitar a América, mais americanos voltarão ao trabalho", afirmou na ocasião. No mesmo dia, ele assinou uma ordem executiva com um pacote de medidas para fortalecer o turismo no país. Entre elas, está a nomeação de mais de 100 cônsules para o Brasil e a China.



10/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasileiros terão isenção de visto para o México por até 90 dias

Postos do Detran.SP terão atendimento ampliado dias 29 e 30

Estados brasileiros terão limite de endividamento ampliado até o fim do ano

Vítimas de violência sexual terão atendimento ampliado na rede pública de saúde

Brasileiros terão mais um ponto de atendimento bancário no Estados Unidos

Segurados brasileiros ou estrangeiros terão atendimento garantido em qualquer agência da Previdência