Brasileiros compram medicamentos a preço de custo nas farmácias populares



Desde 2004, o cidadão brasileiro pode comprar medicamentos a preço de custo nas farmácias populares. O projeto Farmácia Popular foi criado para ampliar o acesso dos brasileiros a medicamentos essenciais, como analgésicos, antihipertensivos e remédios de controle para diabetes, colesterol, entre outros. Ao todo, existem mais de 107 itens oferecidos ao cidadão a baixo custo. Veja a lista de medicamentosVeja aqui os endereços por estados

As farmácias populares são implantadas por meio de uma parceria do Ministério da Saúde e da Fiocruz com estados, municípios e instituições filantrópicas. Os medicamentos são comprados por esses órgãos de laboratórios farmacêuticos oficiais públicos ou privados. Quando necessário, são adquiridos por meio de pregões.

Em 2006, o programa foi estendido para a rede privada de farmácias, com a criação de uma nova modalidade, o Aqui tem Farmácia Popular. O beneficiado pode comprar três tipos de medicamentos -- para diabetes, hipertensão e anticoncepcionais -- em farmácias conveniadas ao governo, pagando até 10% do valor do produto. O restante do valor fica a cargo do Estado brasileiro. Veja a lista de medicamentos.

Fonte:
Ministério da Saúde

 



03/09/2013 18:56


Artigos Relacionados


Secretaria informatiza farmácias de alto custo e agiliza entrega de medicamentos

Rede de farmácias populares oferece novos medicamentos e fraldas geriátricas

Programa “Saúde Não Tem Preço” amplia acesso a remédios gratuitos nas farmácias populares

Projeto prioriza distribuição de medicamentos de uso pediátrico ou contínuo para farmácias populares

CAE vai analisar venda de medicamentos a preço de custo para aposentados

CAS examina autorização para venda de medicamentos a preço de custo aos aposentados