Brasileiros e estrangeiros debatem ensino a distância em seminário
Oferecer ao Poder Legislativo brasileiro a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas, nacionais e estrangeiras, em matéria de educação a distância: esse é o objetivo do Seminário Internacional de Educação a Distância (EaD), que teve início na manhã desta segunda-feira (7), no auditório do Interlegis. Promovido pela Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), o evento contará com a participação de especialistas brasileiros e estudiosos da Austrália, Espanha, França e Inglaterra.
Representando o senador Romeu Tuma (PFL-SP) na solenidade de abertura, o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, falou sobre as mudanças ocorridas desde 1995 no processo de informação, comunicação e qualificação profissional do Senado. Nesse último, o diretor-geral falou da trajetória do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) até a criação da Unilegis.
Durante a primeira sessão plenária da manhã, presidida por Rogério Tuma, do Ensino.Net, o economista Cláudio de Moura Castro, do Sistema Pitágoras de Belo Horizonte falou sobre o tema -Educação a Distância - Situação Atual e Futura-. Entre as abordagens do economista estiveram os principais pontos para a escolha da tecnologia correta aplicada ao ensino a distância e as vantagens e desvantagens do ensino pela televisão e pelo computador.
O outro participante da mesa foi o vice-reitor acadêmico da Unilegis, Heitor Gurgulino de Souza, que proferiu a palestra -A Unilegis e seus objetivos: a Educação a Distância-. Ele fez uma breve apresentação a universidade, seus objetivos, atuações e ações em andamento. Gurgulino informou que, entre as implantações de curto e médio prazos, está o Curso de Especialização a Distância. Ao finalizar sua apresentação, o vice-reitor solicitou ao Legislativo brasileiro que olhe mais para a Unilegis.
A segunda sessão plenária teve a as exposições do conselheiro da embaixada da Espanha, Jesus Cordero, sobre as novas e diversificadas experiências em EaD, e do representante da universidade australiana Edith Cowan, que falou sobre qualidade e sustentabilidade em EaD.
Na tarde desta segunda-feira (7) serão realizadas seis mesas redondas até às 18h. O seminário terá prosseguimento nesta terça-feira (8) e se encerrará na quarta-feira (9), às 11h15.
07/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado promove Seminário Internacional de Ensino a Distância
Docentes debatem em seminário o ensino da língua portuguesa
Seminário sobre previdência social terá especialistas brasileiros e estrangeiros
Senado oferece cursos a distância a servidores de parlamentos estrangeiros
Audiências debatem liberdade tarifária em longa distância internacional
CE debaterá ensino a distância