Audiências debatem liberdade tarifária em longa distância internacional



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza nesta terça-feira (15), em São Paulo, e na sexta-feira (18), em Brasília, audiências públicas sobre a proposta de norma para implantação e acompanhamento de regime de liberdade tarifária no Serviço Telefônico Fixo Comutado destinado ao uso público em geral (STFC), na modalidade Longa Distância Internacional, prestado em regime público. O tema é objeto da Consulta Pública nº 4, de 24 de janeiro de 2011.

A norma em consulta propõe que a liberdade tarifária das chamadas internacionais seja implementada a partir de 1º de janeiro de 2016. Um dos benefícios esperados pela agência é a possibilidade de a concessionária oferecer preços melhores nestas chamadas por meio da oferta de planos de serviço mais flexíveis, de acordo com a demanda de mercado. 

Dessa forma, entende a Anatel, é possível ampliar a competitividade entre as empresas que oferecem esse serviço. 

Segundo a agência, a proposta de liberdade tarifária não atinge as chamadas telefônicas locais, nem de longa distância nacional (interurbanos) para as quais permanece o regime de controle tarifário atual.

As contribuições para a Consulta Pública nº4 deverão ser fundamentadas, devidamente identificadas e encaminhadas por meio de formulário eletrônico do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (Sacp) até o dia 25 de março de 2011.

O texto completo do Anexo e a documentação relativa ao objeto da Audiência Pública estão disponíveis na Biblioteca da Anatel e na página da Agência na Internet.

Em São Paulo, a audiência será nesta terça-feira (15), de 9h às 13h, no Auditório do Escritório Regional da Anatel, na Rua Vergueiro, n.º 3.073, 1º andar, em Vila Mariana . Na sexta-feira (18), a audiência com a sociedade será em Brasília (DF), também de 9h às 13h, no endereço : Auditório do Espaço Cultural da Anatel, SAUS Quadra 06, Bloco C.


Fonte:
Anatel

 

14/03/2011 12:57


Artigos Relacionados


Proposta de liberdade tarifária nas chamadas internacionais entra em consulta pública

Anatel ouvirá sociedade sobre proposta de liberdade tarifária em ligações internacionais

Empresas aéreas atribuem preços altos a combustível e regime de liberdade tarifária

José Agripino quer esclarecimentos da Anac sobre liberdade tarifária em voos internacionais

Chamadas nacionais de longa distância feitas em orelhões não serão cobradas

CCT vai debater proposta de mudança para chamadas telefônicas de longa distância