Brasileiros têm acesso a remédios gratuitos
O Saúde Não Tem Preço oferece 17 medicamentos para diabetes, hipertensão e asma que podem ser retirados gratuitamente em mais de 20 mil farmácias do País
O programa do governo federal, Saúde Não Tem Preço, que desenvolve a ação “Aqui Tem Farmácia Popular”, já beneficiou até agosto cerca de 10,9 milhões de pessoas. Por meio do programa é possível que cada vez mais brasileiros tenham acesso a medicamentos gratuitos. Medicamentos para diabetes, hipertensão e asma são distribuídos gratuitamente.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que do total de pacientes já atendidos pelo programa, cerca de 10,7 milhões se referem a pacientes com diabetes e hipertensão. O total mensal de atendimentos passou de 853 mil, em janeiro de 2011, para 4,1 milhões, em agosto em 2012, representando aumento de 383%.
Em junho deste ano, com intuito de aumentar o acesso e diminuir o número de internações por asma, também foram inclusos três medicamentos para a doença, beneficiando 204 mil pessoas em três meses, o que representa 111% de aumento. No total, são 17 medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma.
Em todo o País, são mais de 20 mil farmácias, entre públicas e particulares credenciadas, que distribuem os medicamentos. Para obter os produtos disponíveis no Saúde Não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica dentro do prazo de validade. Pessoas com mais de 60 anos ou com dificuldades de locomoção ficam dispensadas da presença física, podendo o medicamento ser retirado com procuração por familiares ou amigos.
Farmácia Popular
Criado em 2004 para ampliar o acesso da população a medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos, o programa Farmácia Popular do Brasil oferta medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto. No último ano, o programa registrou um crescimento de 269% no número de pessoas beneficiadas, saltando de 1,2 milhão em janeiro de 2011 para 4,8 milhões em julho de 2012.
Além dos cerca de 810 tipos de medicamentos oferecidos gratuitamente nas mais de 38 mil unidades públicas de saúde localizadas em todos os municípios do País, o programa Farmácia Popular disponibiliza, na rede própria, 113 itens. São ofertados 25 itens. São medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, colesterol, glaucoma, rinite, osteoporose, doença de Parkinson, dislipidemia e anticoncepção.
Quem tem direito
Para ter acesso aos medicamentos do programa Farmácia Popular, tanto na rede própria quanto nas farmácias privadas conveniadas ao programa, o cidadão precisa apenas apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Saúde Não Tem Preço:
Leia mais:
Novos medicamentos para artrite serão distribuídos pelo SUS
4,8 milhões de pessoas já têm acesso a remédios mais baratos. Saiba como
Retirada de medicamento gratuito para idosos pode ser feita por procuração
Municípios receberão recursos para melhorar acesso e qualidade na saúde
Fonte:
Ministério da Saúde
Portal Brasil
12/09/2012 17:18
Artigos Relacionados
Acesso a remédios gratuitos cresce 264% de janeiro a novembro e beneficia quase 7 milhões
Programa “Saúde Não Tem Preço” amplia acesso a remédios gratuitos nas farmácias populares
Quase 8 milhões de diabéticos e hipertensos já receberam remédios gratuitos
Remédios gratuitos para asma só poderão ser distribuídos com receita médica
Quase 5 milhões de doentes crônicos já receberam remédios gratuitos em 2011
Dilma estreia Café com a Presidenta: distribuição de remédios gratuitos começa na 2ª (14)