Brasileiros vão capacitar técnicos sul africanos para implantação da TV Digital



O protocolo de intenções assinado por brasileiros e sul africanos na última semana deve ser a primeira ação para levar o padrão  nipo-brasileiro de TV Digital, o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) para o país africano. 


A Associação Nacional Sul-Africana de Fábricas em Componentes Eletrônicos (Namec) e o Fórum Brasileiro de TV Digital firmaram um protocolo de intenções, que prevê a capacitação de técnicos e empresas africanas caso o país adote o ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial). Na delegação brasileira havia representantes do Ministério das Comunicações e da iniciativa privada.


Na carta de intenções, os empresários africanos se comprometeram a trabalhar pela adesão da África do Sul ao padrão nipo-brasileiro. Em troca, recebem o apoio do Brasil por meio de treinamentos e consultorias técnicas.


“A ideia foi mostrar que as pequenas e médias empresas da África do Sul podem ser capacitadas para fabricar equipamentos eletrônicos e produzir conteúdo para a TV Digital. Assim, elas seriam capazes de participar da cadeia de valor da TV Digital, gerar mais empregos e ajudar a fortalecer a economia do país caso o ISDB-T seja adotado”, explicou o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Flávio Lenz.


O governo sul-africano havia decidido pelo sistema europeu, o DVB-T. Mas resolveu rever essa posição, juntamente com a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), desde que os representantes brasileiros começaram as negociações. 


Os 15 países integrantes do bloco, entre eles a África do Sul, decidiram estudar a possibilidade de migrar para outro sistema, diferente do europeu. O Estado brasileiro, então, apresentou a essas nações as vantagens do ISDB-T e as oportunidades que a digitalização da TV pode gerar para os atores locais.


Fonte:
Ministério das Comunicações



27/09/2010 14:05


Artigos Relacionados


Técnicos brasileiros vão ajudar na implantação de cisternas no Paraguai

Africanos vêm conhecer sistema de TV digital nipo-brasileiro

Curso internacional sobre hortaliças treina técnicos latinoamericanos e africanos

Profissionais brasileiros se preparam para capacitar 2 mil agentes no Haiti

Inpe vai capacitar técnicos de Angola, Moçambique e Paraguai a monitorar florestas por satélite

Patriota defende mais espaço para brasileiros e africanos no Conselho de Segurança da ONU