Brasília, berço das águas em meio ao clima seco



Entre as primeiras referências para a localização da nova capital, no século 19, já constavam as nascentes que dão origem a três grandes bacias hidrográficas brasileiras: Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraná.

Apesar disso, o clima é predominantemente seco, o que levou à construção do Lago Paranoá, cavado numa espécie de arco em torno do Plano Piloto. Para estranheza dos visitantes e novos moradores, a umidade relativa do ar cai de valores superiores a 70%, no início da seca, para menos de 20%, no final do período. Coincidindo com o período mais quente, nos meses de agosto e setembro, a umidade pode chegar a 12%, secura típica de deserto. O clima é do tipo "tropical savana", e a temperatura média é de 20,5°C, com máxima de 29°C, em setembro, e a mínima de 13°C, em julho.

O Distrito Federal, um quase retângulo com 5.814 km2, onde foi erguida a capital do país, situa-se no Planalto Central, região de cerrados, com altitude entre 1.000 e 1.152 metros. Anteriormente parte do território de Goiás, é dividido em 29 Regiões Administrativas, onde residem 2.051.146 pessoas. Quem nasce em Brasília é brasiliense, embora o gentílico "candango", atribuído aos trabalhadores que construíram a cidade, também seja utilizado.

Atualmente o Distrito Federal é governado por José Roberto Arruda (DEM), eleito em outubro do ano passado. As primeiras eleições para governador foram realizadas em 1990. A princípio, o Distrito Federal foi administrado por prefeitos nomeados, sucedidos por governadores, igualmente nomeados, e que tinham no Congresso Nacional o apoio de uma comissão de senadores chamada Comissão do Distrito Federal. Em 1986, houve a eleição dos primeiros deputados federais e senadores para representar o Distrito Federal no Congresso. Somente em 1990, o DF teve seu primeiro governador eleito e também seus primeiros deputados distritais. A autonomia política tornou-se realidade em 1991, com a instalação da Câmara Legislativa.

Fontes consultadas:



20/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Chuva ameniza clima seco no Rio Grande do Sul

Clima seco mobiliza bombeiros em todo o Estado

Frio e clima seco aumentam internações nos hospitais públicos

Inmet prevê clima seco e possibilidade de chuvas em vários estados

Frio e clima seco aumentam casos de internação nos hospitais públicos

Emilia denuncia clima de terror em Brasília