Brasília recebe conferência de economia solidária



A segunda Conferência Nacional de Economia Solidária (II Conaes) começa nesta quarta-feira (16), em Brasília (DF), reunindo 1.600 delegados e 200 convidados, representantes do poder público, de organizações sociais e de empreendimentos econômicos solidários de todo o País.


A nova edição do encontro, convocada pelo Conselho Nacional de Economia Solidária com apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem como tema 'O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperativa e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento'.


Até a sexta-feira (18), os participantes abordarão assuntos como a consolidação da economia solidária, o trabalho associado, a propriedade coletiva, e a atuação em  cooperativa. Nas etapas preparatórias da Conferência Nacional, que somaram 187 conferências, os temas foram previamente discutidos por mais de 20 mil pessoas.


A II Conaes começou a ser preparada em janeiro, com a realização de 187 conferências territoriais, que abrangeram 2.894 municípios brasileiros e 15.800 participantes de segmentos representativos locais da Economia Solidária. Em seguida, outras 27 conferências, então estaduais, contaram com a participação de 4.659 pessoas.

 

Durante as conferências regionais foram discutidos livremente os eixos temáticos que ocmeçam a ser debatidos na conferência nacional, o que gerou um conjunto significativo de contribuições.

 

Para o secretário Nacional de Economia Solidária Adjunto, Fábio Sanchez, os números das conferências territoriais e estaduais demonstram o engajamento em torno da economia solidária no Brasil. "O desafio é entender todas essas etapas que fazem parte da II Conaes como processo contínuo de democratização do estado brasileiro, não apenas como momentos pontuais", afirmou.

 

Fonte:
Ministério do Trabalho



14/06/2010 14:13


Artigos Relacionados


Curitiba recebe casa de Economia Solidária

Brasília recebe a quinta edição da Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Economia Solidária vai investir na Ecoforte

Economia Solidária receberá investimento de R$ 30,2 milhões

Economia solidária promove inclusão social

Ministério assina convênios de Economia Solidária em SC