Brasília, Rio e SP têm a melhor qualidade de vida
Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as 221 cidades ao redor do mundo que apresentam melhor qualidade de vida. O estudo, elaborado pela Mercer consultoria internacional em recursos humanos, foi divulgado nesta quarta-feira (26). O ranking considerou aspectos como política, sociedade, economia, saúde, saneamento, escolas, serviços públicos, transporte e moradia.
Pelo ranking da pesquisa, Viena, capital da Áustria, lidera a disputa. Já Bagdá, capital do Iraque, é a última colocada. Brasília aparece em 104º lugar, o Rio na 116ª posição e São Paulo é apontado em 117º lugar.
Seguindo o padrão dos anos anteriores, as cidades europeias continuam dominando o topo do ranking. Depois de Viena, Zurique e Genebra, ambas na Suíça, ocupam a segunda e a terceira posições, nesta ordem.
Os pesquisadores afirmaram que a qualidade de vida permaneceu estável nas cidades norte-americanas, enquanto houve uma queda nas Américas Central e do Sul por conta da instabilidade política, dos problemas econômicos e da falta de energia elétrica em certos países.
O local das Américas Central e do Sul com a melhor colocação no ranking de qualidade de vida é Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, no 62º lugar, seguido de San Juan, em Porto Rico (72º), e a capital argentina, Buenos Aires (78º). Guadalupe, no Caribe, é um território ultramarino da França – ou seja, faz parte da União Europeia. Pointe-à-Pitre é considerada a capital econômica do arquipélago.
Ecocidades
É a primeira vez que a Mercer divulga também uma segunda lista, das "ecocidades". A performance de São Paulo neste ranking é pior, ficando no 148º lugar, enquanto Rio de Janeiro e Brasília ficaram respectivamente em 112º e 109º colocados.
A cidade no topo da lista dos locais mais ecológicos é Calgary, no Canadá, enquanto que Porto Príncipe, no Haiti, ficou em último. Várias outras cidades latino-americanas estão à frente das brasileiras nesta lista, como Montevidéu, no Uruguai (70º lugar), Buenos Aires (83º), e Assunção, no Paraguai (90º).
De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Slagin Parakatil, o "status ecológico de uma cidade ou sua atitude em relação à sustentabilidade podem ter um impacto significativo na qualidade de vida de seus habitantes". As informações foram divulgadas pela BBC Brasil.
Fonte:
Agência Brasil
27/05/2010 11:21
Artigos Relacionados
USP: Esforço intenso não implica em melhor qualidade de vida
Há 15 anos PMs de Cristo promovem melhor qualidade de vida do policial
Vanessa afirma que brasileiros querem melhor qualidade de vida
Suplicy defende direito à vida, mas também direito a uma vida melhor
TV brasileira vai ter melhor qualidade de imagem
Vida Melhor beneficia 400 mil famílias na BA