TV brasileira vai ter melhor qualidade de imagem
O decreto que, ao lado dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Aldo Rebelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, coloca o Brasil na era da TV digital. Ele estabelece diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital na radiação de sons e imagens.
Isso significa que, nos próximos sete anos, a população brasileira vai ter uma televisão com melhor qualidade de imagem e som, além de recursos como programas de educação à distância e acesso a dados da Previdência Social.
Com 15 artigos, o decreto assinado por Lula determina que, a partir de julho de 2013, o Ministério das Comunicações somente outorgará a exploração do serviço de radiodifusão de sons e imagens para a transmissão em tecnologia digital.
No discurso feito na solenidade, Lula agradeceu às universidades brasileiras, dizendo que tudo de que elas precisam é de oportunidades e que "quando chamadas, elas mostraram do que são capazes".
- Quero cumprimentar também os empresários da radiodifusão no Brasil, porque não foram poucas as reuniões. Vocês viram que o [ministro das Comunicações] Hélio Costa terminou dizendo que nós marcamos um gol. Vocês estão lembrados que faz quatro meses que ele colocou a bola na marca do pênalti, e nós demoramos para bater o pênalti porque era preciso construir mais fortemente essa relação democrática com a sociedade brasileira, para concluir esse projeto que estamos concluindo agora - disse o presidente.
Lula também celebrou o acordo feito com o Japão para a importação da tecnologia, dizendo que esse foi um dia memorável para as relações entre os dois países. E mais uma vez brincou referindo-se ao futebol:
- Quem sabe, já com a TV digital instalada na casa de todo mundo, nós vamos assistir um dia o Japão ser campeão do mundo ou disputar uma final com o Brasil numa Copa do Mundo.
Na opinião do presidente da República, o resultado dessa iniciativa brasileira foi extraordinário e, nos próximos dez anos, a TV digital vai revolucionar não apenas a TV brasileira, mas a relação da sociedade com a informação no seu sentido mais amplo.
De acordo com Lula, a TV digital não é apenas um sistema que melhora a transmissão e a captação do sinal de televisão, "ela é, ao mesmo tempo, uma fabulosa síntese tecnológica, um poderoso fenômeno econômico e um forte avanço democrático".
Lula também disse que a TV digital fará, entre outras coisas, com que o televisor deixe de ser um mero receptor de programas para se transformar em uma fonte de acesso a um mundo cheio de possibilidades.
- Não está longe o dia em que as famílias poderão marcar uma consulta médica pelo SUS usando a TV; não está tão longe o dia em que as pessoas também poderão ter acesso às suas contas de Previdência Social pela Internet, via TV digital; não está longe o dia em que a sala de aula poderá ter uma extensão dentro da sala de visita de todos os lares brasileiros, de todas as classes de renda.29/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
MELHOR IMAGEM DO SENADO É PRIORIDADE PARA CUNHA LIMA
Brasília, Rio e SP têm a melhor qualidade de vida
Canais podem ter melhor transmissão sem perder qualidade
Cetesb constata melhor qualidade das praias paulistas
Qualidade das praias está melhor, constata Cetesb
USP: Esforço intenso não implica em melhor qualidade de vida