Brasília vai receber Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011



O Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em Brasília, vai receber  no próximo dia 9 de fevereiro, o 2º ciclo de exposições do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011. “Entre rios e ruas” e “Estrutura Volátil” serão inauguradas às 19h. As duas mostras ficam em cartaz até 11 de março e podem ser vistas, diariamente, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.

“Entre rios e ruas”

Uma das vencedoras do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, a artista plástica Isabela Prado apresenta, na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural da Funarte, em Brasília, a exposição “Entre rios e ruas”. Desenhos, fotografias, vídeos, objetos, performances e instalações contam um pouco da história urbanística de Belo Horizonte, cidade natal da artista. A mostra propõe uma reflexão sobre a questão do meio ambiente, que vai sendo moldado e subjugado às necessidades de expansão dos centros urbanos e, ainda, sobre o papel da arte nesse processo.

Sobre a artista

Mineira de Belo Horizonte, Isabela Sales Prado é Mestre em Artes Visuais pela Indiana University (EUA) e graduada em Gravura e Desenho pela UFMG. Participou de programas de residência na Ragdale Foundation (2006) e no Triangle Arts Trust em Amman, Jordânia (Shatana International Artist Workshop), resultado do trabalho publicado no periódico norte-americano “Chicago Art Journal”. Além de organizar exposições no Brasil e exterior, a artista tem realizado inúmeras performances e intervenções urbanas.

“Estrutura Volátil”

O artista paranaense Geraldo Zamproni apresenta sua primeira exposição individual na capital federal com a instalação “Estrutura Volátil”. A mostra será aberta na Marquise do Complexo Cultural da Funarte, em Brasília. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, para ocupação do espaço.

Sobre o artista

Geraldo Zamproni, arquiteto, dedica-se exclusivamente à arte desde 2000. Desde então, já realizou diversas exposições no Brasil e no exterior. Seu trabalho agrega elementos da arquitetura em suas esculturas e, numa operação inversa, ele subverte as funções arquitetônicas de colunas, escadas e paredes.

 

Fonte:
Funarte

 



06/02/2012 19:24


Artigos Relacionados


Divulgado resultado do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012

Inscrições para Prêmio Funarte de Arte Contemporânea são prorrogadas para 30 de abril

Prêmio Ibram Feira ArtRio 2011 vai apoiar novos produtores de arte contemporânea

Funarte Brasília exibe mostras vencedoras de prêmio

Funarte anuncia vencedor do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2011

Museu de Arte Sacra promove interação entre arte contemporânea e barroca