Brigadas do Ibama combatem incêndios em Rondônia



Cinco esquadrões das brigadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Mato Grosso do Sul embarcaram para Rondônia. Eles vão reforçar o combate aos incêndios florestais que estão atingindo o estado há mais de uma semana.


 
Os 35 brigadistas embarcaram num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até Porto Velho neste domingo (22). A missão deve durar mais de 15 dias. Os outros esquadrões que formam a brigada estadual vão ficar de prontidão para o combate a possíveis focos de incêndios no estado. Além dos esquadrões de Mato Grosso do Sul, o combate aos incêndios florestais em Rondônia vai receber apoio de cerca de 200 combatentes entre brigadistas e bombeiros de outros estados.

 
Os focos de calor em Rondônia cresceram mais de 900% neste ano em relação ao ano passado. O setor de monitoramento registrou cerca de 832 focos de calor em Rondônia. A maior preocupação das autoridades locais e do Ibama é com os incêndios florestais que estão consumindo áreas próximas de Porto Velho há mais de uma semana.

 
A força tarefa vai se concentrar nesses incêndios que atingem regiões próximas de Porto Velho. No caso da brigada de Mato Grosso do Sul, o combate vai se dar no município de Cujubim.
 

Por causa do aumento dos incêndios em Rondônia, foi criado na semana passada o Sistema de Comando Técnico Integrado (SCI), que está coordenando todas as operações de combate e vai coordenar os trabalhos das brigadas que vão chegar ao estado.

Fonte:
Ibama



23/08/2010 20:57


Artigos Relacionados


Ibama lança 8 brigadas de prevenção a incêndios florestais em Rondônia

Ibama promove workshop internacional sobre prevenção de incêndios florestais

Ibama treina indígenas para combater incêndios florestais em Roraima

Ibama abre cinco frentes de combate ao desmatamento em Rondônia

Acir Gurgacz critica ação 'autoritária' do Ibama em Rondônia

Fátima Cleide parabeniza Ibama por operação que desmantelou quadrilha em Rondônia