Cabral alerta para risco de "imobilização nacional" por causa das rodovias



Uma única locomotiva a diesel pode rebocar 50 vagões, substituindo 50 caminhões, 50 motoristas, 500 pneus e milhares de litros de combustível. O exemplo foi usado no plenário pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM) para advertir que o Brasil corre sério risco de enfrentar, além do apagão, "um congestionamento ou uma imobilização nacional" por causa da opção pelo transporte rodoviário, em detrimento das ferrovias.

Cabral baseou seu discurso em uma carta que recebeu do advogado e procurador aposentado Raimundo Diniz de Mesquita, de Manaus, o qual reclama que o governo, em vez de prestigiar o sistema ferroviário, insiste no "rodoviarismo", aumentando a dependência nacional de petróleo. Isso sem contar que o governo não tem dinheiro sequer para manter em razoável estado as rodovias do país.

Na carta, conforme o senador, o advogado afirma não ser recente a ameaça de racionamento de energia. Lembra que a primeira grande crise ocorreu em 1924/25, em São Paulo, provocada pela estiagem que reduziu o volume de água do Rio Tietê e afluentes. Depois, o Rio de Janeiro sofreu racionamentos de energia em 1951 e 1954 por causa da seca que reduziu a vazão do Rio Paraíba do Sul. Já em 1959/60, Belo Horizonte enfrentou apagões, Curitiba em 1962, Vitória e Cachoeiro do Itapemirim também em 62.

Cabral informa que a possibilidade de racionamento foi identificada ainda na década de 60 pelo Ministério das Minas e Energia, que na época lançou um plano "pouco ambicioso" para o problema. Portanto, como afirma na carta o advogado Raimundo Diniz de Mesquita, "os chavões crise energética, apagão, poupança de energia, ministros desinformados e presidente surpreso demonstram uma ignorância injustificada", pois nos últimos 45 anos o Brasil enfrentou racionamento e ministérios fizeram advertências sobre o assunto.

13/06/2001

Agência Senado


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