Cabral destaca passagem dos 70 anos da OAB
- Nos governos ditatoriais, a OAB se agigantou, cresceu como líder da sociedade - afirmou Cabral, que pediu que fossem transcritos nos anais da Casa os discursos proferidos pela manhã pelo deputado Luiz Piauhylino (PSDB-PI), autor da homenagem na Câmara, e pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Rubens Approbato Machado.
Cabral leu, em plenário, pronunciamento que fez durante a Conferência Nacional da OAB de 1982, quando ocupava a presidência da entidade. Segundo ele, os anseios daquela época continuam válidos.
- A OAB quer um Judiciário livre, não só para julgar o comportamento humano, os atos do Poder Legislativo e do Executivo, mas também sua completa autonomia, compreendida no preenchimento dos seus quadros e na sua vida financeira, sem a intromissão que é feita pelo Executivo - citou Cabral.
O senador Hugo Napoleão (PFL-PI) destacou o papel da OAB na vida nacional e o papel de Cabral na presidência da entidade, acrescentando que o senador devotou sua vida à causa do Direito.
- Como ex-presidente da OAB, Vossa Excelência foi enérgico em favor das liberdades individuais e da necessidade de cumprimento de um ordenamento constitucional - declarou Napoleão.
27/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias destaca passagem dos 50 anos da Revolta dos Posseiros
CABRAL DESTACA OS 25 ANOS DA TV ACRE
CABRAL DESTACA 125 ANOS DA EMPRESA J. TADROS & CIA.
Quintanilha destaca passagem do "Dia da Autonomia"
Suplicy destaca a passagem do Dia de Luta Antimanicomial
Adelmir Santana destaca a passagem do Dia do Comerciante