CABRAL RECLAMA DO DAC TRATAMENTO IGUAL PARA A AMAZÔNIA



O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) reclamou hoje (dia 15) da portaria do Departamento de Aviação Civil (DAC) que reduziu em até 60% o preço das passagens aéreas em todos os estados brasileiros, exceto no Amazonas. Ele pediu ao presidente do Senado que encaminhe ao DAC o texto do seu discurso, e anunciou que, na próxima semana, os parlamentares dos estados da Amazônia se reunirão para tomar providências também junto ao Ministério da Aeronáutica e à chefia da Casa Civil.

Conforme o senador, no dia 20 de dezembro passado, o DAC trouxe expectativas aos amazonenses, quando anunciou a redução do preço das passagens aéreas neste verão. Em sua opinião, a medida era de grande significado para desestimular o turismo externo e induzir brasileiros e estrangeiros a conhecerem a Amazônia. Conforme Cabral, o preço da passagem Rio-Manaus-Rio se aproxima do pago no trecho Manaus-Miami-Manaus.

- Mas no dia 3 de janeiro, a notícia se transformou em tristeza. O Amazonas foi excluído da decisão do DAC - informou o senador, considerando a decisão inexplicável, por negligenciar o fato de que ali se encontra o maior potencial de turismo ecológico do planeta, estando também a região entre as três maiores expressões de marketing do mundo. "Por que excluir o meu estado? Será que querem estimular férias em Miami? A decisão do DAC precisa ser reexaminada", disse ele.

Cabral ainda argumentou que, em decorrência do alto custo do turismo interno, os brasileiros do Norte preferem ir para o Caribe, enquanto os do Sul optam pela Argentina. Daí por que ele considerava fundamental que a redução dos preços das passagens aéreas beneficiasse sobretudo a Amazônia. Em aparte, o senador Jefferson Péres (PSDB-AM) considerou a decisão do DAC inexplicável, dispondo-se a participar de providências para modificá-la. Sebastião Rocha (PDT-AP) e José Bianco (PFL-RO) também apoiaram o pronunciamento de Cabral.



15/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CASILDO REIVINDICA TRATAMENTO IGUAL PARA TODOS OS ESTADOS

Jucá elogia tratamento tributário igual para fundos de pensão

JÚNIA QUER TRATAMENTO IGUAL PARA DÍVIDAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Eliseu quer tratamento igual ao funcionalismo estadual

CABRAL RECLAMA ATENÇÃO DO GOVERNO PARA PROJETO CALHA NORTE

Brasil quer relação de igual para igual com Estados Unidos, diz Patriota