Caças suecos são melhor opção para o Brasil, afirma Agripino



Após visita à Suécia na semana passada para conhecer o caça Gripen NG, da empresa Saab, um dos concorrentes que tentam fechar um contrato com o governo brasileiro com o objetivo de reequipar as Forças Armadas, o senador José Agripino (DEM-RN) disse nesta sexta-feira (13) que aquele país está mais apto que os Estados Unidos e a França para atender a demanda brasileira pela compra de 36 caças.

O parlamentar viajou ao país escandinavo a convite do governo sueco em uma comitiva formada por parlamentares integrantes das Comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado. O grupo vai elaborar um relatório que será enviado à presidente Dilma Rousseff, a quem caberá a decisão final sobre a compra.

Para Agripino, o avião sueco é o ideal para a realidade brasileira em razão de seu custo mais baixo em comparação com os concorrentes F-18 Super Hornet, fabricado pela norte-americana Boeing, e o Rafale, da francesa Dassault.

- O custo de operação do Grippen é mais ou menos um terço do custo de operação de um Rafale e de um F-18. O Brasil é um país pacifista. O que precisa é ter aviões supersônicos para se estabelecer no plano internacional como um país que dispõe de mecanismos de defesa – avaliou o parlamentar.

Além disso, o senador destacou a garantia dada pela Saab de participação da indústria nacional no processo de desenvolvimento tecnológico.

- A sensação que trago é de que a operação com o Gripen deve ser vista com lente de aumento tendo em vista o interesse imediato e o interesse permanente que o Brasil pode retirar de uma compra que resultará de uma parceria para a indústria aeronáutica – defendeu.

Também viajaram para a Suécia os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e os deputados Nelson Pelegrino (PT-BA), Leonardo Gadelha (PSC-PB) e Carlos Zarattini (PT-SP).



13/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Áudio | Para Ferraço, espionagem americana pesou na opção por caças suecos

Brasil decide por caças suecos para projeto da Força Aérea

Brasil recebe transferência de tecnologia de caças suecos

Audiência na CRE discute compra de caças suecos

Senado fará audiência pública sobre a compra de caças suecos

Representantes suecos prometem transferência total de tecnologia na venda de caças