Representantes suecos prometem transferência total de tecnologia na venda de caças
Com a promessa de transferência total de tecnologia para o Brasil, representantes da empresa Saab e do governo da Suécia defenderam nesta quinta-feira (11), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a escolha pelo Brasil dos caças Gripen Next Generation (NG) para o reequipamento da Força Aérea Brasileira. Representantes dos Estados Unidos e da França, países que também oferecem aviões ao Brasil, serão ouvidos nas próximas semanas pela comissão.
Segundo o diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Jáner, o modelo de cooperação proposto pela Suécia inclui uma "parceira igual" entre a Saab e a Embraer, aí incluída propriedade intelectual compartilhada dos projetos do avião e exportações a partir do Brasil para mercados como o da América do Sul. Ele informou ainda que o pacote prevê 100% de financiamento de 15 anos para a compra das 36 aeronaves a serem adquiridas pelo governo brasileiro, com o primeiro pagamento após a entrega da última aeronave.
O diretor-estratégico da Saab, Dan Jangblad, previu que a sua empresa e a Embraer poderão "vender juntas" os aviões a serem produzidos pelas duas nos próximos anos. Os juros para a venda dos Gripen serão de aproximadamente 4,5% ao ano, segundo o diretor, que também ressaltou a parceria com o Brasil no projeto do novo caça.
- Se o Brasil selecionar o Gripen, vamos ter um filho juntos - afirmou.
Durante o debate, o senador Delcidio Amaral (PT-MS) considerou o Gripen como "o melhor projeto do ponto de vista de transferência tecnológica". A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou o fato de que pela primeira vez a Suécia promoveria transferência total de tecnologia de defesa a outro país. Por sua vez, o senador Blairo Maggi (PR-MT), que presidiu a reunião, afirmou que a transferência de tecnologia proposta "será de extrema importância para o desenvolvimento futuro da nossa aeronáutica".
Subcomissão de Reequipamento
Pouco antes da audiência com os representantes suecos, foi instalada a Subcomissão Permanente para Modernização e Reequipamento das Forças Armadas, vinculada à CRE. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) foi eleito presidente da subcomissão, durante reunião presidida pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O vice-presidente da subcomissão será o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
11/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil recebe transferência de tecnologia de caças suecos
Suecos prometem desenvolvimento conjunto de tecnologia
Ana Amélia saúda compra de caças suecos, mas lamenta baixo investimento em defesa e tecnologia
Compra de caças com transferência de tecnologia para a FAB é tema de debate na CRE
Caças: EUA propõem transferência de tecnologia semelhante à oferecida a seus 'maiores aliados'
Audiência na CRE discute compra de caças suecos