Cadeia produtiva de hortifrutis terá capacitação sobre uso racional de agrotóxicos



Produtores rurais, distribuidores e supermercadistas de quatro estados brasileiros vão participar de cursos oferecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que vão tratar sobre monitoramento e uso racional de agrotóxicos. O objetivo é auxiliar a superar as dificuldades ainda enfrentadas na produção de frutas, legumes e verduras.

A produção de hortifrutis no país tem crescido nos últimos anos. Ainda assim, enfrenta desafios, como a deficiência na logística pós-colheita, contaminação e baixo consumo. As ações propostas baseiam-se em capacitar os agentes envolvidos na cadeia produtiva dos alimentos, tendo como referência o Programa de Produção Integrada do Mapa (PI Brasil), bem como o Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (Rama), desenvolvido pela Abras.

Estão previstos quatro eventos este ano nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará. Até julho de 2014, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Maranhão, Santa Catarina e Bahia serão contemplados com a capacitação.

PI Brasil

A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

Trata-se de um processo de certificação voluntária no qual o produtor interessado tem um conjunto de normas técnicas específicas (NTE) a seguir, as quais são auditadas nas propriedades rurais por certificadoras acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A adesão à PI Brasil é voluntária, porém o produtor que optar pelo sistema terá que cumprir rigorosamente as orientações estabelecidas. O produtor pode contatar o MAPA ou o Inmetro para saber como proceder para adotar esse sistema de produção, inclusive verificar se o produto que deseja produzir já tem norma técnica publicada.



30/09/2013 15:38


Artigos Relacionados


Embrapa promove capacitação para cadeia produtiva da uva

Cadeia produtiva da Macaúba terá primeiro congresso em novembro

Agricultura: Reunião técnica sobre cadeia produtiva de acerola

Workshop internacional fala sobre cadeia produtiva da lagosta no Ceará

Secretário da Agricultura abre evento sobre a cadeia produtiva da pecuária de corte

Estudo sobre a cadeia produtiva do leite será apresentado nesta quinta-feira