Cadetes realizam exercício de sobrevivência no mar
Os cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e Infantaria realizaram, entre os dias 2 a 20 de outubro, o Exercício de Sobrevivência no Mar na 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Forte dos Andradas) em Guarujá (SP).
A turma (Esquadrão Kratos) foi dividida em grupos de até 28 pessoas, que durante 72 horas permaneceram em alto mar em balsas de sobrevivência, semelhantes às que equipam as aeronaves da FAB que realizam voos sobre mares.
Durante o exercício, os cadetes vivenciaram as adversidades que um sobrevivente em ambiente marítimo enfrenta, como a escassez de água potável e comida, o estresse psicológico, o desgaste físico e a exposição às condições meteorológicas, entre outras. Equipes médica e de resgate estiveram de prontidão durante todo o exercício caso precisassem ser acionadas.
O objetivo do exercício foi colocar em prática o aprendizado de técnicas de sobrevivência após o abandono de uma aeronave por ejeção ou por sinistro no mar. Antes do embarque, os cadetes receberam intensa instrução teórica e prática-orientada na Academia da Forca Aérea (AFA), como abandono de aeronaves, salvamento de afogados, utilização de equipamentos de sobrevivência e procedimentos em bote de emergência.
Fonte:
Força Aérea Brasileira
25/10/2013 14:41
Artigos Relacionados
Aeronaves VF-1 “Skyhawk” realizam exercício “Splashex”
Forças Armadas realizam exercício internacional no ES
Lembo participa da formatura dos cadetes da Academia do Barro Branco
Cláudio Lembo participa da cerimônia para novos cadetes da PM
Sobrevivência e mortalidade
A angústia da sobrevivência política