CAE aprova indicação de Loria para diretoria da Comissão de Valores Mobiliários
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou por unanimidade, com 18 votos favoráveis, a indicação do administrador Eli Loria para compor a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O nome de Loria ainda será submetido ao Plenário. Em reunião rápida, os integrantes da CAE ressaltaram a competência do indicado pelo presidente da República para ocupar o cargo.
No seu parecer, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) destacou a formação acadêmica e a larga experiência de Loria, que ingressou na CVM como analista de mercado de capitais, por concurso público, em outubro de 1978. Bacharel em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Administração pela entidade que congrega os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppeade/UFRJ) e pós-graduado em Direito Societário pela Universidade de São Paulo (USP), Loria fez sua carreira dentro da CVM.
Segundo o relatório apresentado por Jonas Pinheiro, ele foi gerente de acompanhamento de empresas de outubro de 1991 a agosto de 1993, ocupando em seguida o cargo de superintendente de relações com empresas até abril de 1995, respondendo pelas áreas de registro de companhias abertas e de outros emissores. Naquele ano, passou a ser o superintendente regional de São Paulo, comandando o principal escritório da CVM fora de sua sede, o Rio de Janeiro, função que exerce até hoje.
Loria reforçou a sua crença, em resposta ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), de que o mercado de capitais possui atualmente condições propícias para o seu desenvolvimento no país, em função das necessidades das empresas obterem internamente recursos para financiar suas atividades. Ele considerou que ao longo dos últimos 25 anos o mercado vem tentando se firmar, apesar de todos os atropelos, e que na última revisão da lei das sociedades anônimas, em 2001, a CVM passou também a cuidar da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BMF), do mercado de derivativos e dos fundos mútuos de ações. A indicação de Loria foi elogiada pelos senadores Ney Suassuna (PMDB-PB) e Roberto Saturnino (PT-RJ).
18/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE aprova indicação de economista para diretoria da Comissão de Valores Mobiliários
Aprovada nova indicação para diretoria da Comissão de Valores Mobiliários
CAE aprova indicação de Eli Loria para a diretoria da CVM
Comissão aprova Broedel Lopes como diretor da Comissão de Valores Mobiliários
Começa sabatina da indicada para Comissão de Valores Mobiliários
Aprovados nomes para Comissão de Valores Mobiliários e Cade