CAE CONVIDAR Á MINISTRO PARA ESCLARECER MEDIDAS



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou hoje (dia 26) requerimento apresentado pelo senador Jefferson Péres (PSDB-AM) convidando o ministro da Fazenda, do presidente do Banco Central e do secretário da Receita Federal para esclarecerem a posição da área econômica do governo sobre as medidas monetárias e fiscais que compõem a estratégia governamental para redução do déficit público.

- A julgar pelo noticiário econômico recente, o Banco Central e a Receita Federal defendem pontos de vista discrepantes quanto à matéria. Declarações atribuídas pela imprensa a fontes do Banco Central apontam a eliminação do déficit fiscal como condição para que a TBC (Taxa Básica do Banco Central) caia abaixo do patamar de 20% - disse Jefferson.

Por outro lado, observou, a imprensa também noticia que esta proposta encontra resistência por parte da Receita Federal, "temerosa de uma queda na arrecadação a curto prazo, que não seria compensada pela redução de gastos decorrentes da baixa dos juros da dívida pública".

O senador Francelino Pereira (PFL-MG) propôs que a reunião não se resumisse apenas à questão do déficit público. "Poderíamos aproveitar a oportunidade para elaborar questões e quesitos que pudessem esclarecer muitas dúvidas, transformar o evento em um grande debate público", sugeriu.

Mais dois requerimentos foram aprovados na sessão da CAE, ambos do senador José Bianco (PFL-RO). O primeiro solicita que a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) apresente à CAE notas promissórias, no total de R$ 295 milhões, relacionadas com operação financeira externa envolvendo a empresa. O outro pede informações à Caixa Econômica Federal sobre créditos da Rondopoup (Rondônia Crédito Imobiliária S/A).



26/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE VAI CONVIDAR LARA RESENDE PARA ESCLARECER PRIVATIZAÇÃO

CMA poderá convidar ex-diretor da BR Distribuidora para esclarecer denúncia de corrupção

Corregedor vai convidar João Lyra para esclarecer denúncias contra Renan

Comissão deve convidar ministro para explicar apagão

CCJ poderá convidar ministro da Justiça para explicar 'caso Siemens'

CRE deverá convidar ministro das Relações Exteriores para falar sobre a Rio+20