CAE debate aditivo que viabilizou compra do Besc pelo Banco do Brasil



O secretário e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, respectivamente Arno Hugo Augustin Filho e Eduardo Coutinho Guerra, e o coordenador-geral de haveres financeiros (Coafi), participarão de reunião técnica na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na próxima terça-feira (11), às 9 horas. Eles debaterão com os senadores a mensagem do Senado Federal 200/07, que autoriza aditamento ao contrato que transferiu do governo de Santa Catarina para a União o controle acionário do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e do Besc Crédito Imobiliário (Bescri).

A transferência do controle acionário ocorreu em 1999, no âmbito do Programa de Incentivo à Redução do Setor Público Estadual na Atividade Bancária (Proes). Aderiram ao programa 21 estados. Uma das cláusulas do contrato estipulava que a União deveria assumir o banco estadual para depois privatizá-lo ou extingui-lo. No caso do Besc e do Bescri, o compromisso assumido pelo governo federal foi de privatizar as duas instituições.

Porém, o processo de privatização dos dois bancos nunca foi concluído. Em 2002, quando se aproximava o prazo final para que a União vendesse as duas instituições financeiras, o governo do estado manifestou dúvidas quanto à privatização. Chegou a entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a venda. Em outubro deste ano, os governos federal e estadual assinaram o Quinto Termo Aditivo de Rerratificação ao Contrato de Abertura de Crédito e de Compra e Venda de Ações sob Condição. A assinatura desse termo aditivo possibilitou a incorporação do Besc e do Bescri pelo Banco do Brasil. Esse é o documento que está sendo analisado pelo Senado, por meio da mensagem 200/07.



07/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE autoriza incorporação do Besc pelo Banco do Brasil

Começa reunião da CAE que discute incorporação do Besc pelo Banco do Brasil

Argentina aprova compra do Banco Patagonia pelo Banco do Brasil

Suplicy considera inadmissível compra de ingressos pelo Banco do Brasil

Banco do Brasil confirma negociação para compra de banco na Flórida (EUA)

CAE quer avaliar reflexos da compra do ABN por consórcio integrado pelo Banco Santander