CAE terá duas novas subcomissões



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (18), a criação de duas subcomissões temporárias. Uma delas irá avaliar e acompanhar a política nacional de turismo e as potencialidades do setor no Brasil, incentivando a criação de novos pólos. A outra se dedicará ao tema da compensação financeira aos estados e municípios onde atuem empresas de extração mineral.

A proposta da subcomissão de turismo partiu dos senadores Paulo Octávio (PFL-DF) e Leonel Pavan (PSDB-SC). Em princípio, a subcomissão terá caráter temporário, mas Paulo Octávio propôs que ela se torne permanente, a exemplo da que existe na Câmara dos Deputados. Ele avisou que, em 90 dias, apresentará um novo requerimento com esse objetivo.

A outra subcomissão foi proposta pela senadora Ana Júlia (PT-PA). Ela recordou que os recursos minerais são finitos e que o ressarcimento é pequeno se comparado ao -estrago ambiental- provocado pela exploração mineral. Disse que essa situação não se restringe apenas ao seu estado, o Pará. A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) está, segundo Ana Júlia, com o pagamento atrasado de cerca de R$ 150 milhões relativos a essas compensações financeiras.

Os requerimentos do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) para instituir duas outras subcomissões - uma para estudar a crise que atravessa o setor de aviação comercial e a outra para acompanhar a dívida pública dos estados e encontrar alternativas para reverter o seu quadro deficitário - deverão ser votados na próxima reunião da CAE, como anunciou o presidente da comissão, Ramez Tebet (PMDB-MS).



18/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instaladas duas novas subcomissões para controle das águas e da Amazônia

Time do Emprego terá duas novas turmas em São Carlos

Policia Civil terá duas novas Centrais de Flagrantes na capital

Criadas duas subcomissões

CMA instala duas subcomissões temporárias

CRE instala duas subcomissões na próxima semana