CAE vai ouvir Malan, Fraga e Tereza Grossi sobre vazamento de informações no BC



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu realizar, em conjunto com a Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), audiência pública com o ministro da Fazenda, Pedro Malan, o presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga, e a diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi, para prestarem esclarecimentos acerca das denúncias publicadas na revista Veja desta semana sobre o vazamento de informações no Banco Central por ocasião da desvalorização cambial de janeiro de 1999.

Segundo o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que apresentou requerimento com os senadores Heloísa Helena (PT-AL) e Romero Jucá (PSDB-RR), a CAE deve perguntar ao ministro e à diretora do BC sobre a suposta chantagem feita pelo dono do Banco Marka, Salvatore Cacciola, ao ex-presidente do BC, Francisco Lopes, que teria culminado com a venda de dólares àquela instituição financeira abaixo dos valores praticados pelo mercado.

- Diante dos fatos revelados pela revista Veja é possível que assuntos que o ministro Malan preferia não revelar à CPI do Sistema Financeiro possam ter tomado relevância pública suficiente para serem revelados - afirmou Suplicy ao justificar seu depoimento.

Fraga foi incluído entre as autoridades a serem ouvidas por requerimento do senador João Alberto (PMDB-MA), que foi relator da CPI do Sistema Financeiro, em 1999, e do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), para informar aos senadores sobre as providências tomadas pelo BC para detectar e evitar possíveis vazamentos de informações.

O presidente da CAE, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), anunciou que fará o convite às autoridades e espera que a reunião seja realizada já na próxima semana, na terça ou na quinta-feira pela manhã.

Amazônia

Os senadores da comissão também aprovaram requerimento do senador Jefferson Péres (PDT-AM) para que os ministros do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungman, prestem esclarecimentos sobre o desmatamento registrado na Amazônia. Segundo Jefferson, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que houve grande desmatamento, o que interrompeu a curva decrescente que se observava até 1999 e resultou no registro dos níveis mais altos em 12 anos.

- O ministro do Meio Ambiente afirma que o aumento se deve aos pequenos agricultores assentados em projetos de colonização, fato negado pelo ministro de Desenvolvimento Agrário. É responsabilidade do Senado saber as causas do desmatamento - afirmou Jefferson, com apoio de Suassuna.

CFC aprovaconvite para Malan falar sobre caso Marka



22/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fraga e Tereza Grossi explicarão "risco sistêmico" à CAE e à CFC

Fraga e Tereza Grossi afirmam desconhecer chantagens no BC

Tereza Grossi e Fraga confirmam possibilidade de crise sistêmica em janeiro de 1999

Suplicy deseja que Malan e Tereza Grossi expliquem denúncias da revista "Veja"

CAE ouve Fraga e Malan sobre fundos de investimentos

CFC aprova convocação de Tereza Grossi