CAE vota projeto que proíbe produtos em forma de cigarro



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa, na próxima terça-feira (14), às 10h, projeto (PLC 17/2010) de autoria do deputado falecido Clodovil Hernandes, que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição e propaganda no Brasil de qualquer produto, nacional ou importado, destinado ao público infanto-juvenil, inclusive embalagens, que reproduza a forma de cigarros e similares.

Pela proposição, aprovada na Câmara dos Deputados no final de 2009 e em junho do ano passado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), quem não cumprir a determinação poderá ter o produto apreendido ou receber multa de R$ 10 por embalagem apreendida, valor a ser corrigido anualmente de acordo com a variação do índice de preços nacional, e duplicado, em caso de reincidência.

A proposta, que foi aprovada na Câmara na forma de substitutivo, tem o objetivo de "proteger as crianças contra a exposição de qualquer tipo de produto, seja ele brinquedo ou alimento, que reproduza a forma de cigarro".

Efeito estufa

A CAE deverá votar ainda o PLS 33/2008 que dispõe sobre a natureza jurídica e a regulamentação da Redução Certificada de Emissão (RCE), que é uma unidade padrão de redução de emissão de gases de efeito estufa, correspondente a uma tonelada métrica de dióxido de carbono (CO²) equivalente, calculada de acordo com o potencial de aquecimento global, definido pelos países assinantes do Protocolo de Kyoto. O projeto é oriundo da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas.

Pelo projeto, a RCE deve ser certificada por entidade operacional credenciada pelo conselho-executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), designada pela Conferência das Partes (COP) 3 - do Protocolo de Kyoto - e registrada junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Helena Daltro Pontual e Valéria Castanho / Agência Senado



10/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que proíbe fabricação de produtos em forma de cigarro está na pauta da CCJ

Sancionada lei que proíbe produtos em formato de cigarro

Aprovada proibição de produtos infantis em forma de cigarro

CCJ aprova projeto que proíbe cigarro em recintos coletivos

Metrô proíbe cigarro nas 55 estações

Projeto proíbe uso de cigarros e produtos similares em ambiente fechado público e privado