CAEdefine se governo poderá antecipar recebimento de "polonetas"



A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) pode votar na terça-feira (dia 2), a partir das 10h, um pedido do presidente da República para negociar o recebimento antecipado de US$ 3,4 bilhões de crédito junto ao governo polonês, dívida conhecida por "polonetas".

A dívida já foi renegociada para pagamento a longo prazo, mas o ministro da Fazenda chegou à conclusão de que é mais vantajoso receber o pagamento agora, mesmo que haja um desconto de 50%, como prevê o contrato com os poloneses. O contrato permite ainda, se for de interesse do Brasil, negociar as "polonetas" com terceiros, situação em que o Brasil também tem de oferecer descontos.

Consta ainda da pauta da CAE projeto que cria um programa alternativo destinado a financiar famílias para a construção de casa própria. Pela proposta, pessoas com renda de até 20 salários mínimos (R$ 3.600) poderão formar condomínios para construção de casas ou apartamentos parcialmente financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Trata-se de um projeto do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que cria o Programa de Construção Associativa da Casa Própria, pelo qual grupos de quatro a 80 pessoas poderão ser constituídos a fim de obter financiamentos para construção de casa própria, em regime associativo. A proposta estabelece que o novo programa fará parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que emprestará até 60% do dinheiro à associação. Os outros 40% devem sair do bolso dos associados.

O relator da matéria, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), apresentou parecer favorável ao projeto, que será votado de forma terminativa, ou seja, não precisará passar pelo Plenário, exceto se houver requerimento com essa finalidade. A proposta estabelece algumas regras para obtenção do financiamento, sendo a primeira delas a propriedade do terreno, cujo valor poderá ser abatido do total de 40% de que cada beneficiário deverá dispor.

28/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo poderá antecipar adição de 5% de biodiesel ao óleo diesel, diz diretor do MME

Suspensão temporária do recebimento de serviços poderá ser direito do consumidor

Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Governo quer antecipar duplicação da rodovia SP-225