Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado



As dificuldades enfrentadas por usuários de serviços aéreos na apresentação de reclamações contra companhias do setor e a falta de informações sobre o andamento das denúncias motivaram o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) a propor projeto para disciplinar o recebimento de manifestações pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A matéria (PLS 623/2011) pode ser votada na reunião desta terça-feira (28) da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), após a audiência pública que vai debater a aviação civil nacional.

Além de determinar que o órgão regulador mantenha página na internet destinada a receber denúncias, o senador propõe que a Anac divulgue indicadores sobre o desempenho das empresas aéreas e dos operadores aeroportuários de forma a subsidiar a escolha da companhia pelo passageiro, fortalecendo assim sua posição de consumidor.

A proposta altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86) e determina ainda que o portal permita ao interessado o acompanhamento do processo e do resultado da reclamação.

O projeto recebeu parecer favorável do relator na CMA, senador João Vicente Claudino (PTB-PI). Se aprovado, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ao justificar a proposta, Sérgio Souza observa que houve um crescimento significativo na última década do número de consumidores que utilizam o transporte aéreo nacional e internacional, mas que, na mesma proporção, ocorreu também o aumento do número de reclamações direcionadas às companhias aéreas. Ele argumenta que muitos passageiros sofrem danos, mas desistem de buscar reparação devido às dificuldades no processo de reclamação.

"Infelizmente, a democratização da aviação foi acompanhada de uma deterioração na qualidade dos serviços prestados. Cancelamentos e atrasos nos voos passaram a ser frequentes, assim como a preterição de embarque decorrente da prática do overbooking. Bagagens são extraviadas e eventualmente danificadas", ressaltou Sérgio Souza.

"Fale com a Anac"

A Anac dispõe de um canal de comunicação para atendimento a passageiros intitulado "Fale com a Anac". De acordo com a página do órgão, as reclamações, denúncias, sugestões, críticas ou elogios podem ser feitas e acompanhadas via internet ou por meio do telefone 0800 725 4445.

Rodrigo Baptista e Augusto Castro / Agência Senado



24/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Projeto facilita reclamações contra companhias aéreas

Projeto reforça apresentação de queixas contra companhias aéreas pela internet

Anac vai se reunir com companhias aéreas para evitar greve no Natal

Anac reajusta tarifas para companhias aéreas e proíbe repasse para usuário